SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Descrição do Serviço

Descrição do serviço

CARTA DE SERVIÇOS AOS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO-ES

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE

Elcimar de Souza Alves

SUBSECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Thayna Prudente Faria

CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE

Presidente – Nilson Severino de Souza

Modelo de Atenção à Saúde em Barra de São Francisco

A Carta de Serviços é um documento elaborado para informar aos usuários sobre os serviços prestados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco em seus estabelecimentos de atendimento, as formas de acesso aos serviços, os objetivos e os compromissos estabelecidos para melhoria de seus padrões. Reflete o compromisso, da atual gestão, com os princípios fundamentais da cidadania com informação e transparência, aprendizagem e interlocução permanente com a comunidade.

Dentre os compromissos assumidos inclui também a realização do atendimento prioritário (conforme a Lei nº 10.098/2000), a busca de redução do tempo de espera para atendimento e a adoção de processos de agendamento. Além disso, implica a utilização de tecnologias para receber, atender, gerir e responder a sugestões e reclamações; a oferta de mecanismos para consulta das etapas de realização de serviços solicitados; e a busca de eficiência no atendimento. São também compromissos da atual administração a manutenção da acessibilidade, limpeza e conforto nas unidades de atendimento, e a adoção de procedimentos alternativos para atendimento quando o sistema informatizado estiver indisponível.

A organização dos sistemas de saúde vem sendo pensado ao longo dos anos em todo o mundo, partindo de uma inquietação sobre qual seria a melhor forma de se preservar a saúde. Desta forma, nosso sistema de saúde está organizado em uma rede de atenção à saúde hierarquizada, tendo a atenção primária como porta de entrada e ordenadoras dos demais serviços necessários ao usuário. Para isso, em sua composição conta com três níveis de atenção à saúde: primária, secundária e terciária.

1. Atenção primária: Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde contamos com uma equipe de saúde multiprofissional composta por enfermeiro, médico, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. Esta equipe será responsável por um território com até 4.000 pessoas, sendo importante que a população tenha como referência a UBS mais próxima da sua casa para utilizarem os serviços de saúde ofertados, para isso inicialmente se faz necessário o cadastro do indivíduo em seu domicílio pelo Agente Comunitário de Saúde. Também poderão compor a equipe outros profissionais como psicólogo, assistente social, farmacêutico, médicos especialistas, educador físico, nutricionista e fisioterapeuta, caracterizando uma equipe multiprofissional ampliada. As UBS são a porta de entrada preferencial para o Sistema Único de Saúde (SUS), para que o munícipe seja regulado e referenciado aos outros níveis de atenção a saúde através do sistema de informação próprio.

2. Atenção secundária: assistência ofertada por estabelecimentos de saúde especializados contendo profissionais especialistas de vinculação direta e indireta com a Secretaria de Saúde Municipal, além da assistência pactuada e integrada junto a Secretaria Estadual de Saúde. Considera-se o nível de atendimento realizado pelos especialistas e a necessidade atual de cada usuário para resolução dos casos, tendo ainda a possibilidade de regulação para serviços, exames especializados e terapêutica de alta complexidade em outro nível de atenção a saúde. Disponibiliza consultas e exames especializados dentro do município e na região de saúde vinculada. Para ter acesso a esse tipo de atendimento é necessário que o munícipe seja acolhido e avaliado pelas equipes de saúde da Atenção Primária, referenciado pelo médico por sistema de informação de regulação.

3. Atenção terciária: O nível de atenção terciário compreende os hospitais de grande porte, sendo privados ou públicos. Eles são aptos para receberem casos de alta complexidade e que necessitam de atendimento especializado, invasivo, rápido e de urgência. A atenção terciária entra em cena quando a vida do paciente está em risco. São casos graves que necessitam de equipamentos muito avançados e de ponta, a ressonância magnética é um bom exemplo para ser citado. Além disso, é de extrema importância a presença de equipamentos que monitoram e garantem o suporte à vida do paciente. A assistência neste nível é demandada desde a Atenção Primária até a Terciária com suporte técnico informatizado e das redes de apoio intersetoriais do município.

CENTRAL DE GESTÃO EM SAÚDE

· Secretaria Municipal de Saúde

Endereço: Rua Vereador Deolindo Dasilio, n. 40, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27) 3756 7955.

E-mail: saúde@pmbsf.es.gov.br.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas.

Descrição do serviço: Compete à Secretaria Municipal de Saúde, no âmbito local, dirigir o Sistema Único de Saúde – SUS e promover, gerir, planejar, organizar e controlar a execução das ações e dos serviços de saúde desenvolvidos pelo Município. Manter e expandir os diversos tipos de ações e serviços que garantam a acessibilidade da população aos serviços de saúde, além de supervisionar e desenvolver as atividades de assistência à saúde, no âmbito dos Distritos Sanitários e Unidades de Saúde do Município, em consonância com os objetivos da Administração Municipal, os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, o desenvolvimento social e as aspirações da comunidade onde estão inseridas as respectivas unidades.

Atualmente a gestão da secretaria é representada pelo Secretário Municipal de Saúde, o Subsecretário municipal de saúde e o Subsecretario de Saúde administrativo, contando com assessoria interna de profissionais ao gabinete para demandas administrativas de recursos humanos, de regulação de exames básicos, de consolidação de registros de faturamento de produção dos serviços de saúde, de registros de estabelecimento e profissionais de vinculação direta e indireta pelo Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde- SCNES, de serviço de monitoramento, avaliação e auditoria em saúde, de gerenciamento do Fundo Municipal de Saúde, contabilidade, planejamento, orçamento, contratos e convênios.

Os gestores estabelecem uma relação de proximidade junto aos usuários com atendimentos programados e demandas espontâneas, a fim de manter o vínculo humanizado junto a sociedade civil. Executa suas atribuições em consonância com o Conselho Municipal de Saúde que é presente na fiscalização das ações e serviços de saúde, levando as demandas da população ao poder público, promovendo o controle social, conforme a Lei n° 8.142/1990.

 

· Central de Regulação Municipal

Endereço: Rua Coronel Djalma Borges, n. s/n, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27)

E-mail: saude.regulacao@pmbsf.es.gov.br.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: o processo de regulação de consultas e exames especializados ambulatoriais é executado pelo Sistema de Regulação municipal e estadual utilizado pelo município de Barra de São Francisco - ES, dentro da Central. O atual sistema de regulação ambulatorial para procedimentos de forma geral tem por objetivo regular o acesso dos pacientes às consultas, aos exames especializados e aos Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia (SADT), além de disponibilizar informações sobre a oferta de consultas e exames especializados, controlar as agendas dos profissionais de saúde, controlar o fluxo dos pacientes no sistema – solicitação, agendamento e atendimento e gerar relatórios gerenciais do sistema.

A porta de entrada do usuário no Sistema Municipal de Saúde é a Unidade Básica de Saúde, onde está a Equipe de Saúde da Família e/ou a Equipe de Atenção Primária de sua área de abrangência, sendo responsável pela ordenação do acesso aos serviços eletivos especializados, tendo o sistema de regulação informatizado dentro dos consultórios e setores da UBS como ferramenta para a solicitação, o gerenciamento e organização das suas listas de espera, assim a Central de Regulação Municipal, que tem acesso a essas informações gerencia os agendamentos das consultas/exames especializados e procedimentos ambulatoriais nos serviços próprios e outros, garantindo o acesso do usuário nos serviços do SUS. Não há necessidade de o usuário procurar atendimento diretamente na Central de Regulação Municipal, pois o estabelecimento é administrativo para regular todas as demandas através de sistemas de informação.

· Gerência de Transporte e Logística

Endereço: Rua Coronel Djalma Borges, n. s/n, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27)

E-mail: saude.transporte@pmbsf.es.gov.br.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: A gestão de transportes na logística é o conjunto de atividades responsáveis por planejar, organizar, executar e controlar o transporte sanitário de usuários de um ponto de origem para um destino final, garantindo que as demandas de exames e consultas reguladas dentro ou fora do município sejam executadas. Esta atividade é essencial para garantir a eficiência, segurança e controle dos processos logísticos.

Esse serviço consiste em realizar o deslocamento de pacientes eletivos do Município, direcionados a instituições com maior complexidade disponibilizadas na região Central-Norte e até mesmo na região metropolitana e demais regiões conforme regulação. Seu objetivo é ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde de modo oportuno e seguro. Quando o usuário é regulado a algum serviço dentro do município e apresenta dificuldades de acesso ou limitações corporais, a gerência de transporte viabiliza seu deslocamento para execução do procedimento solicitado. Se o serviço solicitado é agendado para fora do município, a Central de regulação já otimiza junto a consulta, o transporte desse usuário para execução do procedimento, sendo necessário o paciente ou algum membro da família confirmar o comparecimento um dia útil antes da data do procedimento agendado.

Para usuário que necessitam somente do transporte sanitário, deve comparecer ao setor de agendamento munido com o comprovante de agendamento de consulta ou exame e o cartão do SUS/AMA.

· Serviço de emissão do Cartão Nacional de Saúde - CNS

Endereço: Rua Coronel Djalma Borges, n. s/n, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27)

E-mail: saude@pmbsf.es.gov.br.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: O Cartão Nacional de Saúde – CNS, é o documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Este registro contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento

de cada cidadão, por meio do acesso às bases de dados dos sistemas envolvidos neste histórico, sendo válido em todo o território nacional. O usuário deverá procurar o estabelecimento que oferta o serviço munido de RG, CPF, Comprovante de Residência (com CEP) e Certidão de nascimento (no caso de criança).

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

· Farmácia Básica e Farmácia cidadã

Endereço: Rua Coronel Djalma Borges, s/n, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.farmaciabasica@pmbsf.es.gov.br / saude.farmaciacidada@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: A assistência farmacêutica é executada em dois ambientes que fornecem orientações no uso dos medicamentos e educação em saúde, distribuição de medicamentos mediante receita, distribuição de insulina, distribuição de medicamento controlado mediante apresentação de receita de controle especial juntamente com o cartão AMA. Também oferta assistência farmacêutica relativa à Farmácia Cidadã Estadual, com uma profissional disponível para montagem de processo e dispensação de medicação de alto custo fornecidos pela rede estadual, no próprio Município.

Farmácia Básica

Todos os usuários tem o direito de utilizar o serviço, desde que atendam os critérios de dispensação de medicamentos, indo até a farmácia básica com duas vias da receita em mãos e com o cartão AMA, aguardar o atendimento do farmacêutico por ordem de chegada, a dispensação do medicamento e as orientações em relação ao uso e armazenamento dos medicamentos.

Farmácia Cidadã

Assim como na farmácia básica, o usuário tem o direito de utilizar o serviço, desde que atendam os critérios de solicitação de medicamentos de alto custo conforme estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde. Para a efetivação da demanda, é necessário a montagem de um processo detalhado e específico para cada tipo de componente. Para abertura do processo para Solicitação de Medicamentos, o paciente ou responsável legal deverá comparecer a Farmácia Cidadã Estadual de referencia de seu município residente, portando os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento, cópia do CPF (obrigatório), cópia do comprovante de residência atual, cópia do Cartão Nacional de Saúde - Cartão SUS (solicitar na rede municipal de saúde), Procuração, para representantes de usuários. Levar documento de identificação com a mesma assinatura da procuração e cópia do documento de identidade do representante.

Para comprovação da necessidade do medicamento, o responsável deverá apresentar:

1. Receita Médica - em duas vias, contendo o nome genérico do medicamento, concentração, posologia, tempo de tratamento, quantitativo mensal, carimbo, assinatura e data.

2. LME - Laudo para Solicitação/Autorização de Medicamentos do Componente Especializado. É obrigatório o preenchimento de todos os campos pelo médico.

3. Termo de Esclarecimento e Responsabilidade datado, carimbado e assinado pelo médico e pelo paciente.

4. Exames necessários para abertura de processos e continuidade de acordo com os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas.

5. Após abertura do processo, a solicitação será encaminhada para uma Equipe Multidisciplinar de Avaliadores das Farmácias Cidadãs do Espírito Santo (EMAFES) para avaliação dos documentos anexados, conforme os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Caso preencha os critérios de inclusão, a solicitação será autorizada para posterior dispensação do medicamento. Para continuidade do tratamento deverá ser feito pedido de renovação a cada seis meses.

O mesmo processo é elaborado para aqueles usuários com necessidade de suplementação e leites industrializados especiais.

Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

· Vigilância Sanitária

Endereço: Rua Gumercindo Farias, n. 168, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.vigilanciasanitaria@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: Os profissionais desenvolvem ações que sejam capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários.

Atividades: Licenciamento, fiscalização, monitoramento de produtos e serviços, investigação de surtos e agravos, orientação e educação, atendimento a denúncia.

· Vigilância Epidemiológica

Endereço: Rua Gumercindo Farias, n. 168, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.vigilanciaepidemiologica@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: Coleta de dados e informações, investigação e levantamentos necessários à programação e à avaliação das medidas de controle de doenças e de situações de agravos à saúde da população. As atividades desenvolvidas são: Imunização de forma descentralizada, controle de doenças de notificação compulsória e coleta de amostra de sangue para a análise sorológica pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espirito Santo – LACEN-ES.

O LACEN é a referência estadual para análises das áreas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. Realiza diagnóstico confirmatório e diferencial de doenças/agravos de interesse em saúde pública, análises para detecção de surtos, epidemias, eventos inusitados e o controle de qualidade analítica da rede estadual. Executa ainda análises de produtos sujeitos ao controle sanitário em alimentos e bebidas e da qualidade da água para consumo humano. Participa de programas nacionais, estaduais e municipais de análises laboratoriais. Promove capacitações técnicas aos profissionais da rede de saúde pública. Coordena a rede estadual de laboratórios que realizam análises de interesse em saúde.

· Vigilância Ambiental

Endereço: Rua Gumercindo Farias, n. 168, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.vigilanciaambiental@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: Composta do Agente de Combate a Endemias, identifica as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.

Atividades: Controle de mosquitos em Ponto Estratégico (PE), reconhecimento Geográfico (RG), controle legal – atendimento de denúncias, educação em Saúde e Mobilização Social, unidade de entomologia e malacologia, visitas domiciliares pelo ACE, fumacê – controle mosquito adulto, controle larval – em canis, bueiros,valões, etc, vigiágua - monitoramento qualidade da água CESAN.

· Vigilância Saúde do Trabalhador

Endereço: Rua Gumercindo Farias, n. 168, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.vigilanciasaude@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: consiste em um conjunto de ações que visam promoção da morbimortalidade e redução de riscos e vulnerabilidades da população trabalhadora. Inclui o monitoramento, investigação e análise de agravos e doenças relacionadas ao trabalho para produção sistemática de dados a fim de gerir informação útil e oportuna para a gestão dos riscos e dos problemas de saúde de trabalhadores/as, orientando o planejamento de ações de saúde do município.

Atividades: Apoiar e capacitar a APS na identificação e registro da situação de trabalho, ocupação e atividade econômica no cadastramento dos usuários, Fazer a vigilância epidemiológica de agravos e doenças relacionadas ao trabalho alimentando o sistema de informação, fazer a vigilância em ambientes e processos de trabalho priorizando a ocorrência de óbitos, acidentes graves e com crianças e adolescentes, promover ações de educação em saúde do trabalhador para profissionais que atuam no município, principalmente durante o Abril Verde, mês de segurança e saúde no trabalho, promover o cuidado integral ao trabalhador/a orientando de monitorando a inserção das ações de Saúde do/a Trabalhador/a na Rede de Atenção à Saúde.

A assistência à saúde do trabalhador é realizada de forma descentralizada e seu monitoramento se dá pela coordenação geral da Vigilância em Saúde, pois no momento não há equipe instituída. Toda demanda é gerada pelos estabelecimentos de saúde que através do sistema de notificação, registra os dados para fins de acompanhamento, assim também como executa a regulação dos pacientes às necessidades potenciais.

· Coordenação Municipal de Imunização

Endereço: Rua Coronel Djalma Borges, n. s/n, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.imunizacao@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: Setor destinado a Rede de Frios Municipal de imunobiológicos, coordenado por uma profissional Enfermeira. Este setor é responsável pela realização e logística de distribuição das vacinas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e hospitais no Município. Também realiza treinamentos, solicita vacinas especiais e oferece suporte técnico para as equipes das unidades básicas. No momento o Município possui 04 (quatro) salas de vacinas operando diariamente, sendo uma na Unidade de Saúde da Família Centro/Vila Gonçalves, Bambé, Irmãos Fernandes e Vila Vicente/Vila Landinha.

· Gerência de Serviço em Hanseníase e Tuberculose

Endereço: Rua Coronel Djalma Borges, n. s/n, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.vigilanciasaude@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: Setor de Referência Municipal em atendimento de pacientes  com suspeita e diagnóstico de Hanseníase e Tuberculose, coordenado por uma profissional enfermeira para a gestão dos atendimentos. Este serviço trabalha com Doenças infectocontagiosas com alto poder de difusão. A hanseníase e a tuberculose possuem tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, que desenvolvem ações de eliminação e controle das referidas doenças, além de ações de prevenção de forma descentralizada.

· Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – IST/AIDS

Endereço: Rua Coronel Djalma Borges, n. s/n, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.cta@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: O Centro de Testagem e Aconselhamento de IST – AIDS (CTA) é um serviço que oferta exames de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, realiza agendamento de consulta para o infectologista nos casos de IST’s/HIV, além de ser ponto de distribuição de preservativos e medicamentos de componente específico do Programa. Atende às demandas espontâneas e pacientes encaminhados pelos demais setores. A Assistência é executada por equipe multiprofissional sendo: uma assistente social, uma farmacêutica, uma psicóloga, uma médica infectologista, uma técnica e uma auxiliar de enfermagem.

ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

· Coordenação Municipal de Atenção Primária a Saúde

Endereço: Rua Coronel Djalma Borges, n. s/n, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.aps@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Descrição do serviço: a coordenação geral das equipes que compõem a Atenção Primária a Saúde promove a APS como modelo assistencial ordenador das Redes de Atenção a saúde, formula estratégias e normas para a implementação das Políticas Públicas de Atenção Primária no âmbito municipal a partir das linhas de cuidado, do desenvolvimento dos programas de saúde propostos por instituições governamentais e não governamentais, propõe normas e critérios para criação, reestruturação e extensão de serviços assistenciais, participa do processo de planejamento em saúde e planejamento orçamentário em consonância com as diretrizes da Secretaria. Organiza o desenvolvimento dos serviços na atenção primaria com ênfase na Estratégia de Saúde da Família, promovendo e apoiando a implantação da regulação da atenção ambulatorial especializada a partir da APS.

Define e pactua os indicadores de saúde, avaliando as informações relacionadas a atenção primária, a partir dos instrumentos de planejamento de saúde e planejamento orçamentário. Juntamente com a Superintendência da Região Central-Norte do Estado do Espírito Santo implementa e apoia a qualificação da APS e no processo de ampliação e consolidação da Estratégia de Saúde da Família. Participa da incorporação de tecnologia e inovação em saúde. Mantém – se presente na Câmara Técnica dentro de sua área de atuação, em conjunto om a Coordenação de Atenção secundária e especializada.

A coordenação municipal da APS é composta por 3 profissionais enfermeiros e uma auxiliar de serviços gerais para a gestão dos processos de trabalho. A assistência da Atenção Primária a Saúde se dá pelas 14 Equipes de Saúde da Família, 2 Equipes de Atenção Primária, 10 Equipes de Saúde Bucal de 40 horas e 5 Equipes de Saúde Bucal diferenciada de 20 horas, implantadas no município dentro dos estabelecimentos de saúde. Toda demanda que se enquadra no escopo assistencial da APS é levada a coordenação para direcionamento do processo de trabalho, alinhamento de fluxos por território e monitoramentos das ações e serviços de saúde executados.

· Coordenação Municipal de Saúde Bucal

Endereço: Rua Henrique Fanti, n. s/n, Nova Barra, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.odontologia@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas

A coordenação Municipal de Saúde Bucal é responsável pela organização do trabalho dos profissionais das equipes, o planejamento, determinando ações e supervisionando todas as atividades realizadas. Direciona os registros de atendimentos ao Governo Federal sobre o Programa de Saúde Bucal através do E-SUS AB, fomenta ações de promoção a saúde bucal, monitora e avalia os serviços prestados a população, assim como a necessidade de ampliação. A rede assistencial de saúde bucal conta com um coordenador cirurgião-dentista para a gestão do processo.

EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

É um serviço que realiza ações que busca promover a qualidade de vida da população adscrita, realizando a intervenção nos fatores que colocam a saúde em risco, com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços ofertados pela Equipe de Saúde da Família (eSF), garante uma maior adesão do usuário aos tratamentos e às intervenções propostas pela equipe de saúde. A rede de saúde assistencial do município conta atualmente com 14 eSF ampliada e pontos de atenção para executar a assistência de melhor acesso aos usuário, principalmente na zona rural.

EQUIPE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

Esta modalidade de equipe de Atenção à Saúde difere da eSF em sua composição, de modo a atender as características e necessidades do município e deve observar as diretrizes da PNAB e os atributos essenciais da APS, como acesso de primeiro contato, longitudinalidade, coordenação e integralidade. As eAP poderão ser de duas modalidades, de acordo com a carga horária: 20 ou 30 horas. A rede de saúde assistencial do município conta com 2 eAP de 20 horas, localizadas em unidades que ultrapassa a quantidade limite de usuários cadastrados por equipe, sendo a eAP responsável em absorver parte da assistência do território para maior cobertura assistencial.

EQUIPE DE SAÚDE BUCAL

A Equipe de Saúde bucal é a modalidade que pode compõe as equipes de saúde na atenção Primária, constituída por um cirurgião-dentista e um técnico em saúde bucal e/ou auxiliar de saúde bucal. A eSB deve estar vinculada a uma equipe de Saúde da Família (eSF), ou uma eAP. A rede assistencial de saúde bucal conta com 10 eSB de 40 horas (modalidade I – 1 cirurgião-dentista e 1 auxiliar em saúde bucal) e 5 eSB diferenciada de 20 horas (1 cirurgião-dentista e 1 auxiliar em saúde bucal), todas elas vinculadas a um território com população adscrita.

Independente da modalidade adotada, as equipes de saúde bucal devem compartilhar a gestão e o processo de trabalho da equipe, tendo responsabilidade sanitária pela mesma população e território adstrito que a equipe de Saúde da Família ou equipe de Atenção Primária a qual integra.

A regulação do acesso ao serviço de Saúde Bucal municipal acontece de forma descentralizada pela Unidades de Saúde da Família através de uma demanda prevista pelo Agente Comunitário de Saúde – ACS de cada território.

ZONA URBANA

· Unidade de Saúde da Família Bambé e Campo Novo

Endereço: Rua Gelcino Alves, n. s/n, Bambé, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.esfbambe@pmbsf.es.gov.br / saude.esfcamponovo@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 20 horas.

Composição: 2 ESF 40 horas, 1 EAP 20 horas e 2 ESB 40 horas.

Obs.: Programa Saúde na Hora com horário estendido e sala de vacina.

· Unidade de Saúde da Família Colina

Endereço: Rua Goiania, n. 304, Colina, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.esfcolina@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Composição: 1 ESF 40 horas e 1 ESB 40 horas.

· Unidade de Saúde da Família Irmãos Fernandes

Endereço: Rua Ponciano Farias de Jesus, n. s/n, Irmãos Fernandes, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.esfirmaosfernandes@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Composição: 1 ESF 40 horas e 1 ESB 40 horas.

Obs.: sala de vacina.

· Unidade de Saúde da Família Vila Landinha / Vila Vicente

Endereço: Rua Pedro Nolasco Caterinque, n. s/n, Vila Vicente, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.esfvilavicente@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Composição: 2 ESF 40 horas, 1 EAP 20 horas, 1 ESB 40 horas e 1 ESB 20 horas.

Obs.: sala de vacina.

· Unidade de Saúde da Família Centro / Vila Gonçalves

Endereço: Rua Coronel Djalma Borges, n. s/n, Centro, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.esfcentro@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas

Composição: 1 ESF 40 horas e 2 ESB 20 horas.

Obs.: sala de vacina.

· Unidade de Saúde da Família Vila Luciene

Endereço: Rua João de Azevedo Costa, n. s/n, Vila Luciene, Barra de São Francisco-ES.

Telefones: (27).

E-mail: saude.esfvilaluciene@pmbsf.es.gov.br

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas.

Composição: 1 ESF 40 horas e 2 ESB 20 horas.

Órgão do Serviço

Órgão responsável

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Categoria

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serviços

Local(is) de atendimento

Local(is) de atendimento

Pesquisa de Satisfação do Serviço

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