O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) desempenha um papel essencial na assistência à saúde no noroeste do Espírito Santo. Operando 24 horas por dia, o SAMU oferece atendimento gratuito em situações de urgência e emergência, com o objetivo de chegar o mais rapidamente possível à vítima, reduzindo os riscos de sequelas ou morte.
O Consórcio CIM Noroeste, em parceria com a Prefeitura de Barra de São Francisco, registou nos primeiros cem dias de 2025 um total de 336 atendimentos de urgência e emergência no município. Destes, 224 foram realizados por meio da Unidade de Suporte Básico (USB) e 112 pela Unidade de Suporte Avançado (USA), evidenciando a relevância da estrutura instalada para garantir assistência eficaz em diferentes níveis de complexidade.
Em apenas 100 dias do biénio 2025/2026, o SAMU 192, por meio do Consórcio CIM Noroeste realizou 2.628 atendimentos de urgência e emergência nos 14 municípios consorciados. Essa atuação tem sido decisiva para salvar vidas e garantir uma resposta rápida, eficiente e humanizada à população da região.
Esse resultado é fruto de um trabalho sério e comprometido com a proteção da vida, sustentado pela disponibilização de ambulâncias modernas e equipadas, bem como por uma equipa altamente capacitada — composta por médicos, enfermeiros, técnicos e socorristas — que têm feito a diferença nos momentos mais críticos.
Sob a liderança do presidente do consórcio, Augusto Astori, em conjunto com os prefeitos dos municípios consorciados, o Governo do Estado do Espírito Santo e o Ministério da Saúde, têm sido promovidas melhorias concretas e significativas no atendimento pré-hospitalar da região Noroeste.
Cada atendimento representa um esforço conjunto, com encaminhamentos seguros e humanizados aos hospitais de referência, fortalecendo a rede de saúde e assegurando socorro digno e eficaz a quem mais precisa.
CIM Noroeste e Prefeitura de Barra de São Francisco: trabalhando por vidas. Cuidando de gente.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000