Atividade selecionará atores mirins para curta-metragem rodado na cidade
No último sábado (5), a Escola Municipal João Bastos, em Barra de São Francisco, sediou uma oficina gratuita de interpretação para cinema, voltada para crianças do município. A atividade foi conduzida pela preparadora de elenco Sara Passabon e integra a fase de pré-produção do curta-metragem infantil "Pra Morrer Basta Estar Vivo”, do diretor capixaba Francisco Xavier.
Realizado pela EXP Filmes com recursos da Lei Paulo Gustavo, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Barra de São Francisco — por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e Turismo —, com o apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Durante a oficina, as crianças participaram de atividades como técnicas de atuação, leitura e interpretação de texto, improvisação e exercícios de construção de personagem. Ao todo, 11 crianças participaram da formação e, entre elas, serão selecionadas aquelas que irão compor o elenco do filme.
Segundo o diretor Francisco Xavier, o objetivo é valorizar talentos locais e incentivar a participação da comunidade no processo de produção. "A história do filme é baseada em uma experiência que vivi quando criança, aqui em Barra de São Francisco, e ainda traz referências históricas da Guerra do Contestado", explica o cineasta, que também assina o roteiro ao lado de Victor Hugo Amorim.
Barra de São Francisco nas telas do cinema
Com gravações previstas para o mês de junho, o curta-metragem terá cerca de 15 minutos de duração e será ambientado na década de 1990. A trama acompanha três garotos que decidem pedalar de Barra de São Francisco até Mantena, em Minas Gerais — um trajeto de pouco mais de 10 quilômetros — com o objetivo de alugar uma fita de videogame. A princípio uma simples aventura infantil, o percurso se transforma em uma jornada de superação, descobertas e amadurecimento, marcada pelo cansaço físico e por revelações sobre a histórica disputa territorial conhecida como Guerra do Contestado, travada entre as duas cidades entre 1904 e 1963.
A Prefeitura de Barra de São Francisco reafirma seu compromisso com a valorização da cultura local, apoiando e promovendo iniciativas que ampliem o acesso da população a produções culturais diversificadas.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação/SECOM-PMBSF
Redação: Waschgtongrei Rodes
Fotos: Secom
Contato:
Secretaria Municipal de Comunicação
Telefone: (27) 3756-8000
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000