A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma campanha de vacinação contra a dengue, nesta sexta-feira (07), na Unidade Básica de Saúde Alvino Campos (Pavilhão), no Centro.
Ao todo 36 crianças e adolescentes foram imunizados contra o vírus do Aedes aegypti. De acordo com a enfermeira coordenadora do setor de vacinação, Vitória Casula, até o momento foram vacinadas um total de 376 crianças. E a coordenadora apela aos pais e responsáveis para a importância de vacinarem seus filhos. "A importância da vacinação é a prevenção. O ideal seria que todas as crianças de 10 a 14 anos se prevenirem contra a Dengue, porque é uma doença que agrava tanto o adulto quanto a criança, e a vacina vem com esse intuito de prevenção, ou seja, previne contra a forma mais grave dela (dengue)."
O secretário Municipal de Saúde, Douglas Vital, também reforça a importância e colaboração de toda sociedade fransisquense no combate ao vírus do Aedes aegypti. "A gente vê que a população, ainda no início, está um pouco timida em comparecer a vacinação. Mas eu creio que com o tempo a população vai estar abraçando melhor essa causa e comparecerá para receber essa vacina, que apesar de nova, é 100% testada e comprovada eficaz contra o vírus da Dengue", clamou o secretário da Semus.
COMBATE - TODOS CONTRA A DENGUE!
Douglas Vital lembrou também que o Município já está todo equipado no combate à Dengue, mas que a população tem que fazer sua parte também. "Nossa região noroeste tem sido muito afetada pela dengue e essa vacina vem exatamente para poder nos ajudar a combater a essa gravidade. Recentemente recebemos do Governo do Estado sete mil testes rápidos da Dengue para as pessoas que chegarem nas unidades básicas de saúde e realizarem o teste e serem avaliadas de acordo com a necessidade, caso for necessário", afirmou o secretário.
O teste rápido de dengue NS1 detecta a presença do antígeno NS1, uma proteína do vírus da dengue, no sangue. O exame, realizado por meio de uma coleta de sangue, fornece o resultado em cerca de 15 minutos. Ele é mais sensível nos primeiros dias da infecção, sendo recomendado até o quinto dia após o início dos sintomas. No entanto, mesmo com o teste rápido, as unidades de saúde continuarão coletando amostras de sangue dos pacientes para encaminhamento ao Lacen, garantindo um diagnóstico diferencial mais preciso.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Barra de São Francisco também está equipada com armadilhas montadas em locais estratégicos com maior indíce dos fócos do mosquito, como exemplo, Campo Novo e Irmãos Fernandes, no qual, são colocadas as armadilhas ao redor e feito uma infação para combater os mosquitos que estão ao redor. Os agentes estão de prontidão todos os dias, além do carro fumaçê. Mas que só o equipamento público não basta, a população também tem que colaborar e fazer sua parte. "Todos devemos nos preocupar em cuidar mais das nossas casas, observar os vasos de plantas, vasilhas com água acumulada, atenção aos nossos quintais se tiver algum local com água parada. Então, só os agentes de endemias não basta! Todos temos que fazer a nossa parte!", alertou Douglas Vital.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação/SECOM-PMBSF
Redação: Michael Bolzan / Ricardo Madureira
Fotos: Secom
Contato:
Secretaria Municipal de Comunicação
Telefone: (27) 3756-8000
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000