A construção do novo terminal rodoviário de Barra de São Francisco segue avançada, mesmo com as chuvas de novembro. Iniciada em 15 de julho de 2024, a obra mantém o cronograma para conclusão em 2026, prometendo beneficiar milhares de moradores e visitantes da região.
Desde o início da construção, a equipe responsável concluiu etapas importantes, como o cravamento das estacas e a escavação das sapatas, — estrutura de concreto que distribui o peso da edificação pelo solo, conferindo maior estabilidade ao prédio. Ela serve como base para a construção do edifício, garantindo sua sustentação. — No caso da nova rodoviária, a utilização de sapatas e estacas reforça a estrutura, preparada para suportar o tráfego intenso e as diversas instalações do terminal.
De acordo com Caíque Fernandes, administrador de obra da construtora Nova Bahia LTDA, a previsão é iniciar a concretagem da base do terreno já na próxima segunda-feira (11). Este processo é essencial para criar uma base sólida e permitir o avanço das demais etapas de construção.
O investimento total na nova rodoviária, que também abrigará a nova sede do Poder Executivo Municipal, é de R$ 11,1 milhões. Os recursos foram concedidos pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), por meio de um convênio assinado em abril deste ano pelo governador do Estado, Renato Casagrande e pelo prefeito Enivaldo dos Anjos. Na mesma ocasião, foram celebradas outras obras de revitalização de estradas vicinais e a instalação de uma nova agência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES).
O projeto do terminal rodoviário inclui áreas amplas e modernas, com instalações como espaço família, pizzaria, churrascaria, guarda-volumes, guichês de venda de passagens e locais para sedes de órgãos públicos. Além disso, o terminal contará com uma área de espera equipada com bancos, um auditório com capacidade para 300 pessoas, fontes interativas e elevador acessível, voltado para pessoas com mobilidade reduzida.
A infraestrutura planejada também abrange 1.673 metros quadrados de pavimentação para o pátio dos ônibus, 319 metros de drenagem e cinco plataformas de embarque. O projeto visa transformar o novo Terminal Rodoviário de Barra de São Francisco em uma referência de conforto e funcionalidade para a população e visitantes.
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