Prefeitura promove palestra sobre o Outubro Rosa para mulheres do bairro Vila Landinha

17 de outubro de 2024 às 15h30. Atualizado a 8 horas e 3 minutos atrás.

A Prefeitura promoveu, por meio da Secretaria de Saúde e sob a coordenação da Unidade de Saúde Elita Coimbra, uma palestra sobre o câncer de mama e do colo do útero, em alusão ao "Outubro Rosa".

Com início às 18h30, o evento foi realizado na quarta-feira (16), no auditório da Igreja Católica do bairro Vila Landinha, e contou com a presença de 102 mulheres da comunidade.

As palestras foram ministradas pela enfermeira Isabella Ferraz, que explicou sobre o câncer do colo do útero, e pelo médico clínico geral, doutor Doglas Romerito Colares, que abordou o câncer de mama. Ambos deram orientações sobre os sintomas, causas e prevenção.

A enfermeira Isabella Ferraz destacou a importância de as mulheres procurarem as unidades de saúde do município para a realização anual do exame preventivo, que pode levar à detecção do câncer do colo do útero. "É somente através do exame preventivo que é possível detectar o câncer do colo do útero. Ao perceber os principais sintomas, a mulher deve procurar atendimento médico. Esses sinais incluem sangramento fora do período menstrual ou após as relações sexuais, além de mau cheiro nas partes íntimas", informou Ferraz. Segundo ela, o principal fator para o desenvolvimento do câncer de colo do útero é a contração do vírus HPV em relações sexuais desprotegidas.

A enfermeira lembrou ainda que não é preciso estar com sintomas para procurar a unidade de saúde e realizar o exame, pois esse tipo de câncer é silencioso e pode demorar a se manifestar. O exame preventivo é destinado a mulheres com idades entre 25 e 59 anos e deve ser realizado anualmente.

O médico doutor Doglas orientou as mulheres presentes sobre a importância do autoexame das mamas para a detecção precoce dos sintomas do câncer de mama. "Elas devem ficar atentas a nódulos nas mamas, mudanças no aspecto das mamas, como vermelhidão, uma mama maior que a outra, mamilo invertido, secreção no mamilo, entre outros aspectos. O autoexame deve ser realizado pela própria mulher, que deve tocar as mamas com as pontas dos dedos, das axilas em direção ao peito. Ao perceber qualquer alteração, deve procurar a unidade de saúde do próprio bairro, onde o médico decidirá qual exame ela terá que fazer, como mamografia, ultrassom ou biópsia, para detectar um possível câncer antes que ele se espalhe para outras partes do corpo ou para identificar alguma neoplasia", explicou doutor Colares.

Segundo o médico, a doença nas mamas também pode ter origem genética, especialmente em casos de parentes de primeiro grau que foram acometidos pela doença. Ele alertou ainda que homens também podem desenvolver câncer de mama e destacou que o sedentarismo e a má alimentação rica em gorduras são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Atentas a todas as explicações, as mulheres presentes puderam tirar dúvidas sobre as duas enfermidades que mais acometem a saúde de inúmeras mulheres no país. Ao final, participaram de um sorteio de brindes doados por empresários e trabalhadores autônomos prestadores de serviços da comunidade local. Um delicioso lanche com refrigerante foi servido a todas.

A coordenação da Unidade de Saúde Elita Coimbra, do bairro Vila Landinha, aproveitou a oportunidade para agradecer aos parceiros e parceiras da administração pública de Barra de São Francisco, que colaboraram doando brindes e atendimentos de estética para serem sorteados entre as mulheres que assistiram à palestra. São eles:

Clique aqui e veja a galeria de fotos completa

De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h