Aluno da EFA Normília Cunha dos Santos, de Barra de São Francisco, recebe medalha na Olimpíada de Matemática

12 de setembro de 2024 às 14h41. Atualizado a 13 horas e 46 minutos atrás.

A Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP 2023 realizou, na última terça-feira (10), a premiação dos alunos que conquistaram medalhas nas provas aplicadas no ano passado, e um aluno da rede municipal de ensino de Barra de São Francisco conquistou uma medalha honrosa na competição educacional. Trata-se do estudante Renan Carlos Barreto Teixeira, da Escola Família Agrícola (EFA) Normília Cunha dos Santos, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental.

A Olimpíada de Matemática em 2023 contou com 18 milhões de alunos inscritos em todo o Brasil. No Estado do Espírito Santo, aproximadamente 300 mil alunos foram inscritos, 26 mil foram classificados e 866 estudantes conseguiram medalhas. Dos premiados com medalhas em Barra de São Francisco, 16 alunos que cursam o Ensino Médio na rede estadual foram contemplados, e 1 aluno da rede municipal conquistou medalha de bronze na avaliação.

A diretora da EFA Normília Cunha dos Santos e os professores do estudante Renan Carlos parabenizaram o aluno pela conquista da medalha. "A EFA Normília é uma escola que preza pela qualidade do ensino público, cumprindo assim seu papel na sociedade. Ficamos muito felizes com a conquista do nosso aluno Renan e apoiamos a dedicação dos nossos estudantes nas avaliações em que eles participam", comemorou a diretora Lucineia.

Sobre a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Os melhores desempenhos foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, ou certificados de menção honrosa. Professores das escolas também receberam prêmios.

Poderam participar da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e em todo o Ensino Médio.

A OBMEP é dividida em três níveis: 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental (nível 1), 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental (nível 2) e Ensino Médio (nível 3).

A OBMEP 2023 contou com duas fases. A primeira ocorreu no dia 30 de maio e teve 20 questões objetivas. O resultado saiu no dia 31 de agosto.

A segunda fase da olimpíada foi realizada no dia 7 de outubro. Desta vez, os inscritos tiveram que fazer uma prova discursiva com seis questões na segunda etapa.

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Outro objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.