Escolas municipais de Vila Luciene e Vila Paulista promovem desfile cívico escolar

05 de setembro de 2024 às 16h45.

Em alusão à comemoração do Dia da Independência do Brasil, escolas municipais de dois bairros de Barra de São Francisco promoveram desfiles cívicos escolares na manhã desta quinta-feira (5). Alunos da Escola Municipal Luciene Matos Ferreira desfilaram em Vila Luciene, e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EMEFTI) Elizabeth Trzoseki da Silva e do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Katherine Zanet desfilaram em Vila Paulista.

Munidos de cartazes e faixas temáticas e caracterizados com os temas escolhidos, os estudantes das escolas dos dois bairros marcharam pelas ruas de suas comunidades, levando a mensagem da importância do dever cívico, de comemorar e manter a liberdade do Brasil, conquistada no dia 7 de setembro de 1822, agora valorizando temas atuais.

Com o tema "Nossa Terra, Nossa Riqueza", a escola de Vila Luciene abordou assuntos como a valorização da educação, o respeito aos povos indígenas, a promoção da cultura capixaba e do esporte como formadores de cidadãos conscientes de sua importância no estado e no Brasil.

Iniciado às 8 horas da manhã, com a proclamação dos hinos nacional, estadual, municipal e da independência, os alunos das duas escolas e do centro de educação infantil dos dois bairros cantaram e, logo em seguida, marcharam pelas ruas aos olhos atentos dos pais e populares que acompanharam o desfile, encerrando as atividades da semana da independência.

O tema do desfile da escola Elizabeth Trzoseki da Silva, que desfilou em conjunto com alunos do 1º e 2º períodos do CMEI Katherine Zanet, foi "Diversidade Cultural do Brasil". A apresentação também abordou a cultura do estado do Espírito Santo dentro do Brasil, a importância da preservação dos povos indígenas e o papel da educação e do esporte como formadores de jovens e adultos conscientes de sua importância na sociedade.

A Polícia Militar acompanhou os dois desfiles, abrindo passagem pelas ruas e seguindo à frente dos pelotões de estudantes. Ambas as escolas atendem alunos do 1º ao 5º ano.

Sobre a Independência do Brasil

A Independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1822 pelo então Príncipe Regente, Dom Pedro de Alcântara.

Esta ocasião também é chamada de "Grito de Independência", pois, segundo a tradição, Dom Pedro teria dito em alto e bom som a frase "independência ou morte" à guarda que o acompanhava às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.

No dia 1º de dezembro do mesmo ano, Dom Pedro foi coroado imperador do Brasil com o título de Dom Pedro I, posto que ocupou até o ano de 1831.

Com a independência do Brasil, o país se tornou livre da colonização portuguesa, criando suas próprias leis e constituição. A partir daí, a liberdade garantiu que o Brasil não precisaria mais pagar impostos e tributos sobre o que era produzido no país a Portugal, nem teria que enviar suas riquezas extraídas de terras brasileiras a ele, pois, a partir desta data, o Brasil se tornou independente como estado para o resto do mundo.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA