Secretaria Municipal de Educação reforça Importância da avaliação de fluência do CAED para Alunos do 2º Ano

24 de julho de 2024 às 16h26.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) e o Ciclo de Gestão, está intensificando os esforços para garantir a participação dos alunos do 2º Ano na avaliação de fluência do CAED. Essa iniciativa conta com o apoio das escolas e da comunidade escolar, destacando a importância deste processo avaliativo para o desenvolvimento educacional dos estudantes.

O principal objetivo da avaliação do CAED é medir a capacidade leitora dos alunos de maneira fluida e no ritmo adequado para sua etapa escolar. Aplicada durante o ciclo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, essa avaliação envolve a leitura realizada por uma criança para um professor ou professora, com seu desempenho sendo classificado em um Perfil de Leitor.

A Secretaria Municipal de Educação, através do Paes e do Ciclo de Gestão, está comprometida em desenvolver ações de incentivo, apoio e monitoramento da aprendizagem nas 21 escolas que atendem os anos iniciais do Ensino Fundamental. Essas ações visam garantir que os estudantes recebam o suporte necessário para alcançar os objetivos de aprendizagem estabelecidos.

Um vídeo foi lançado com o intuito de alcançar alunos, pais e responsáveis, alertando para a importância da presença dos estudantes durante o período de aplicação da avaliação do CAED, que ocorrerá de 05 a 09 de agosto de 2024.