Obra de instalação de nova rede de água no Córrego do Itá beneficiará 40 famílias e a escola local

O Programa, que beneficiará 40 famílias da comunidade local, nas imediações do campo de futebol, com água tratada, também atenderá a Escola Estadual de Ensino Fundamental Itá, quatro igrejas, sendo elas: Luterana, Batista, Católica e Assembleia de Deus, o campo e a quadra da localidade. Os trabalhos seguem em estado adiantado e devem ser concluídos em breve.

04 de julho de 2024 às 15h17.

Segue em fase final as obras de instalação da nova rede de distribuição de água do Programa Pró-Rural, para o fornecimento de água tratada à moradores do Córrego do Itá, distrito de Monte Sinai.

O sistema de tratamento contará com uma caixa d’água com capacidade de 20 mil litros, um poço artesiano munido de motor de captação e uma rede de distribuição com canos em pvc, para as residências e os demais locais citados.

A ação é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet e Energia Elétrica, com o Governo do Estado e a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), através do Programa Pró-Rural, por solicitação do Deputado Estadual Mazinho dos Anjos e a administração municipal.

Os moradores, comerciantes, servidores públicos e representantes da sociedade organizada da comunidade local, elogiaram o trabalho que está sendo realizado e contaram como eram as dificuldades que passavam com as falhas no sistema antigo de distribuição de água, inadequado as condições atuais da demanda apresentada.

"Isso é um sonho antigo da comunidade, uma luta antiga, que graças a Deus, nesta administração nós estamos recebendo este benefício", afirmou o Vice-presidente da Associação de Moradores e Pequenos Agricultores do Córrego do Itá e Jabuticaba, Dário Grosman.

"Isso pra nós é um sonho, o que está acontecendo. Eu mesmo já tive que fazer poço de 85 metros para eu ter água para beber", lembrou o senhor Luziano Lopes Cansado, de 60 anos, morador do Córrego do Itá.

"A gente tem um poço artesiano, mas quando chega a época de seca, às vezes o poço não consegue abastecer as caixas de todos, por isso esse novo sistema de tratamento é uma coisa muito boa, principalmente para mim, que tenho uma sorveteria e poderei produzir meus produtos com água tratada de maior qualidade", elogiou a senhora Shirlei Delazari, de 58 anos, moradora e comerciante do Córrego do Itá.

"Vai suprir a necessidade da gente, no dia em que estiver sem água. Vai beneficiar a escola, quatro igrejas e os moradores perto daqui", citou a senhora Lenice Mendonça Braga, de 64 anos, moradora do Córrego do Itá.

"É uma das grandes conquistas da comunidade, ter uma água tratada, uma água potável com decência, dando decência e dignidade a todos", finalizou o senhor Pedro Lima, de 57 anos, morador do Córrego do Itá.