Prefeitura entrega secador de café para Associação de Pequenos Produtores do Córrego Panorama, em Vila Paulista

04 de julho de 2024 às 14h19.

A prefeitura de Barra de São Francisco, entregou, nesta quarta-feira (3), à Associação de Pequenos Produtores do Córrego Panorama, em Vila Paulista, um secador de café de 7.600 litros, para auxiliar no processo de colheita e produção do produto. O secador de café, fruto de uma emenda parlamentar da ex-deputada federal Norma Ayub, e repassado à Associação.

A cerimônia de cessão do equipamento foi realizada às 19 horas, na propriedade do presidente da associação, Pedro Antônio Fiorotti e contou com a presença do ex-secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que representou o prefeito, dos secretários de Agricultura, Wander Onofre, o de Comunicação, Luiz Carlos Gava, dos vereadores Emerson Lima e Ademar Antônio Vieira (Alemão Vitorino), de servidores municipais, associados da associação agrícola local e demais populares.

O equipamento, que permite secar 120 sacas por vez, atenderá cerca de 100 produtores de café associados a instituição agrícola local na secagem do produto em tempos de colheitas, evitando gastos adicionais ou até percas da qualidade ou ainda, de parte do café colhido, por causa da alta demanda de procura na contratação do serviço em secadores particulares. Segundo os produtores, a terceirização da secagem tem um custo médio de 10% por saca.

Durante entrevista, o presidente da Associação, Pedro Antônio Fiorotti, agradeceu os equipamentos recebidos. "Há cerca de 20 dias recebemos um trator e agora esse secador, que vai atender de forma satisfatória os produtores locais. Quero agradecer à administração municipal, a ex-deputada Norma Ayub pela emenda, ao Emerson Lima pela indicação”, disse Pedro.

O agricultor Rafael Barros da Costa, que é membro da associação, falou dos benefícios e economia gerada com a chegada dos equipamentos para uso da associação "Nossa associação tem uma grande quantidade de produtores de café. A nossa região é montanhosa, então trator veio pra nos beneficiar neste ponto, o da escoação. Já o secador veio pra ajudar agente a estar destinando o fim da nossa mercadoria. Secando aqui mesmo o café, sem estar destinando pra fora. Os sócios estão muito felizes, até porque o custo pra terceirizar essa secagem não é barato, e com o secador aqui economizaremos e vai cair o custo no bolso de todo mundo", finalizou Barros.

A produtora rural Amanda de Jesus Pereira também destacou a economia que o secador traz aos associados "É muito importante para a renda da gente, a gente custeava pra outros secarem. Hoje a gente pode fazer isso bem perto de casa, sem custo de transporte", disse Amanda.

Este é o segundo item entregue à associação em menos de 20 dias. No último dia 21 de junho, os produtores receberam um trator para auxiliar no cultivo do café e atividades do campo. Com este, subiu para 13 o número de secadores cedidos pela Prefeitura às associações agrícolas do município, na atual administração municipal, desde 2021.

Veja a seguir a matéria completa em vídeo: