Secultur apresenta projetos beneficiados no programa Fundo a Fundo

27 de junho de 2024 às 16h39.

Por meio do Fundo a Fundo da Cultura, programa de co-investimento que transfere para os municípios recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), a prefeitura de Barra de São Francisco tem fomentado a cultura no município, com o objetivo de incentivar a criação, produção e distribuição de produtos e serviços que usem o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos. ( Matéria em vídeo logo abaixo).

Neste ano, 20 projetos desenvolvidos por francisquenses tiveram seus editais aprovados após passar por uma banca avaliadora e agora vão receber investimentos para colocar em prática. Confira a lista dos 20 projetos aprovados no final desta matéria.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Walber Paiva, esse é o segundo Fundo a Fundo, que é distribuído em Barra de São Francisco. "Por meio deste programa, recebemos um valor de R$ 210 mil e vamos distribuir, por agora, R$ 195 mil, a começar pelos 20 projetos que estão contemplados no edital", disse Paiva.

O secretário Municipal de Cultura também ressaltou que o objetivo da gestão atual é continuar trabalhando para que os recursos federais e estaduais sejam distribuídos de forma que atenda a maior diversificação cultural possível no município. E o resultado disso é a aprovação de projetos como o da Hadassa Gil da Silva, que visa a universalização musical com os alunos de faixas etárias diferentes e também a musicalização infantil, com práticas diversas de atividades pedagógicas, de recriação e outras coisas. "É muito importante que a Secretaria de Cultura tenha essa função de promoção à cultura. O meu projeto se chama Melodia de Esperança. Ele foi criado para ser realizado dentro da casa de passagem presente aqui no nosso município", destacou a proponente.

O programa

Os recursos do Fundo a Fundo são destinados à criação de editais municipais de cultura, a fim de beneficiar os artistas locais, as culturas tradicionais populares e o patrimônio imaterial, tendo como base a tridimensionalidade da cultura: cultura como expressão simbólica de um povo, cultura como direito e cidadania e cultura como economia que gera renda e trabalho, de acordo com o Art. 6° da Lei Complementar 458, de 20 de outubro de 2008.

Além disso, a linha Fundo a Fundo Patrimônio prevê a transferência de recursos para a revitalização do patrimônio tombado e em processo de tombamento pelo Estado; pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da União; e pelos municípios beneficiando tanto edificações isoladas quanto requalificação urbana de sítios históricos (conjunto de bens).

CLIQUE E VEJA A LISTA DOS 20 PROJETOS APROVADOS