Prefeitura promove curso de mecânica básica em parceria com o Detran-ES e o Governo do Estado

25 de junho de 2024 às 17h25.

A Prefeitura realizou na última quinta-feira (20), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, e em parceria com o Detran-ES e o Governo do Estado do Espírito Santo, o curso de mecânica básica.

Com carga horária de 8 horas, divididas em duas etapas, sendo 4 horas de aula teórica na parte da manhã, ministrada na Câmara Municipal e outras 4 horas de aula prática realizada à tarde, na loja Mol Veículos, com mecânicos da mesma, o curso de mecânica básica é o primeiro do tipo, promovido pela Prefeitura.

Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Guilherme Silva Fernandes, o curso garantiu o certificado aos alunos participantes e já soma uma grande quantidade, promovidos pela atual administração municipal.

"Mais de 100 cursos ofertados até hoje nesses 3 anos da atual administração, com mais de 2100 alunos. Hoje é um curso que a gente não tinha dado ainda na administração. Entramos na área do automotivo, da mecânica. Um curso em parceria com o Detran, certificado e com a parceria também da Mol, que disponibilizou seus mecânicos.”, afirmou Fernandes.

A gerente de educação de trânsito do Detran-ES, Erika Rocha, falou da disponibilidade do departamento em fornecer o curso as prefeituras que se interessarem. "Essa parceria, do Detran e o Governo do Estado com as prefeituras, é só solicitar. Qualquer prefeitura do estado pode solicitar que a gente vem.", destacou Rocha.

Teve quem buscou aprimorar os conhecimentos para aplicar no trabalho e teve quem agarrou a oportunidade para não ficar pelo caminho, caso durante uma viagem, por exemplo, o veículo apresente alguma falha.

"Aliás, eu sou uma instrutora teórica de uma autoescola e vi nesse curso, a oportunidade de aumentar o meu conhecimento, visto que nas aulas que leciono, temos uma disciplina de mecânica. Estou amando o curso. Foram vários aprendizados, tanto na aula teórica como na prática", descreveu a aluna Sarah Evaldt.

"É importante para a gente que às vezes vai precisar fazer alguma manutenção no carro e a gente acaba não entendendo muita coisa. Com esse curso, a pessoa aprende bastante sobre o carro, mesmo sendo básico, ele parece ser um curso um pouco mais avançado" lembrou o aluno Luiz Antônio.

"Quando a gente tá na estrada, fazendo uma viagem e aí aparece um defeito. A gente vai ter um pouco de noção.", citou a aluna Ednéia Prado.

A Renata Xavier é de Mantena, em Minas Gerais e logo que ficou sabendo do curso garantiu logo a vaga dela. "Quando eu fiquei sabendo, que o curso ia ser gratuito, pra mim particularmente eu me interessei, porque a gente anda de carro e é um risco para a gente está sempre andando pra lá e pra cá e não saber exatamente o que está acontecendo com o carro. Pelo menos ter uma noção dos componentes que tem no veículo, para poder estar trabalhando com isso melhor." encerrou Xavier.