Semas faz primeira entrega do programa de Compra Direta de Alimentos, que atenderá 200 famílias

25 de junho de 2024 às 14h13.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) deu início ao Programa Compra Direta de Alimentos (CDA) nesta terça-feira (25). Contemplando 40 produtores da agricultura de Barra de São Francisco, foi realizado na quadra do Lar dos Idosos, próximo ao Cras de Nova Barra, afim de distribuir alimentos saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade social que estão inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).

Em Barra de São Francisco, o Programa CDA atende 200 famílias de distritos e das comunidades de 15 em 15 dias, com alimentos comprados diretamente de 40 agricultores do Município.

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Shirley Ribeiro, no CDA o agricultor pode vender até R$ 9.400,00. "Após o lançamento do edital, o município faz adesão ao programa e em seguida realiza a seleção dos agricultores, que fazem a inscrição e de acordo com a quantidade de vagas o município inicia o programa. No caso do PAA, nós trabalhamos com 25 agricultores e no CDA nós tivemos todas as 40 vagas", explicou a secretária.

A secretária falou ainda da importância do programa para as famílias que recebem as cestas e para os agricultores cadastrados no PAA e CDA. "O tema do programa é fortalecer a agricultura familiar. Os agricultores são fortalecidos neste momento, porque eles entregam o fruto do trabalho deles e isso faz com que suas famílias sejam fortalecidas com uma nova renda e as famílias cadastradas são favorecidas porque recebem uma cesta de verduras, conseguindo agregar a renda delas mais uma ajuda financeira”, finalizou.

O Projeto Compra Direta de Alimentos

O Projeto Estadual Compra Direta de Alimentos (CDA) foi idealizado pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), no âmbito da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN), como uma forma de promover o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) no estado do Espírito Santo. Seu objetivo é a aquisição de gêneros alimentícios de forma direta da agricultura familiar e doação simultânea dos produtos adquiridos à rede sócio assistencial dos municípios, de forma a garantir renda ao pequeno agricultor e alimentação de qualidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Projeto CDA já havia sido desenvolvido pela Setades entre os anos de 2006 e 2012, atendendo 18 municípios através do repasse financeiro por convênios.