Jovens francisquenses prestam juramento à bandeira nesta sexta (28)

24 de junho de 2024 às 09h32.

Cento e trinta jovens de Barra de São Francisco, de a partir de 18 anos ou que vão completar neste mês de junho, se preparam para o juramento a bandeira a ser realizado na cerimônia de Alistamento Militar, que acontecerá às 9 horas, desta sexta-feira (28), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

E m entrevista, o secretário municipal de Direitos Humanos Defesa da Cidadania e Política para as Mulheres, Maurício dos Santos Vieira Marins, destacou a importância do cumprimento ao chamado militar. "Nós estamos agora resgatando a responsabilidade cívica dos jovens. Até pouco tempo atrás, esse juramento de bandeira era feito de forma individual, numa sala, de uma maneira muito fria. Mas quando eu era jovem, o juramento era feito de forma coletiva, assim, você sente o calor, a bravura dos companheiros e a sua responsabilidade surgindo na veia. Então, já com a administração atual, nós queremos resgatar este vigor e orgulho para com a nossa pátria e com o Município.", destacou Maurício.

Ainda de acordo com o secretário, essa mudança na forma de conduzir o juramento reflete um esforço para reforçar os valores cívicos e o senso de coletividade entre os jovens, proporcionando-lhes uma experiência mais significativa e emocionante.

O juramento à Bandeira Nacional é mais do que um ato formal; é um testemunho vivo do compromisso dos militares com o Brasil, determinação em proteger e servir sua nação. É um lembrete constante de que a cidadania ativa e o senso de responsabilidade são valores fundamentais para fortalecer a sociedade e garantir um futuro melhor para todos.