Barra de São Francisco é contemplada na Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética da concessionária de energia EDP

21 de junho de 2024 às 13h52.

A EDP, Distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, anunciou o resultado final dos projetos selecionados na Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética (PEE) de 2023 da Companhia. Ao todo, foram disponibilizados cerca de R$ 7 milhões para investimento destinados a projetos com aplicação em 2024.

As cidades beneficiadas são: Anchieta, Barra de São Francisco, Jerônimo Monteiro, Alegre, Vargem Alta, Vila Velha, Santa Leopoldina, Ponto Belo, Serra e Vitória. Além disso, quatro hospitais foram contemplados. São eles: o Hospital Estadual Antônio Bezerra Farias, Hospital Municipal de Ponto Belo, Hospital Evangélico de Santa Leopoldina e Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo.

Entre as ações previstas nos projetos selecionados, destaca-se a modernização de um total de 1.969 luminárias de iluminação pública com tecnologia LED. Essa tecnologia é mais eficiente e duradoura, proporcionando melhor qualidade na iluminação e gerando economia para as contas públicas do município.

Segundo o prefeito Enivaldo dos Anjos, bairros de Barra de São Francisco serão beneficiados com a contemplação do Município nesta Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética da concessionária de energia elétrica EDP.

"Esse projeto foi um trabalho feito pela secretária Clauzenira (da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet e Energia Elétrica) e sua equipe, que nos levou a ser premiados pela EDP, com o projeto de luminárias de LED que nós vamos colocar nos bairros da cidade. Então, é mais um acontecimento importante e nós agradecemos a EDP pelo reconhecimento do trabalho feito em favor do nosso município em termos de iluminação e agora recebendo este projeto, nós vamos melhorar a qualidade de iluminação dos nossos bairros", agradeceu Dos Anjos.

Já as mudanças a serem realizadas nos hospitais incluirão diversas melhorias, como a modernização da iluminação interna e externa, substituição dos aparelhos de ar-condicionado por equipamentos mais eficientes e a implementação de usinas fotovoltaicas. Ao todo, está prevista a instalação de 497 kWp de potência nominal nas usinas fotovoltaicas.

Os projetos vencedores foram avaliados por uma comissão julgadora composta por colaboradores da EDP, conforme critérios técnicos estabelecidos no edital. A ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Propostas

O objetivo do programa é incentivar propostas que contribuam com a conservação e o uso racional da energia elétrica em unidades consumidoras públicas e privadas, localizadas em sua área de concessão, em conformidade com a legislação vigente.

Os projetos devem envolver o uso inteligente e responsável da energia, minimizando o desperdício e otimizando a utilização de recursos energéticos, e precisam abranger benefícios tanto para o setor público quanto para o privado, como melhorias na iluminação pública e residencial, comércios, indústrias, hospitais e entidades, entre outros.