Proerd realiza formatura de 94 alunos da rede municipal

20 de junho de 2024 às 15h17.

Nesta quarta-feira (19), 94 alunos do 5º ano das escolas municipais Luciene Matos Ferreira, Neuza Fernandes da Silva e da Escola Municipal de Ensino em Tempo Integral Elizabeth Trzoseki da Silva, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência as drogas e violência (Proerd).

A cerimônia solene ocorreu no ginásio Municipal Antônio Valli, no bairro Cruzeiro, e contou com a presença do chefe de gabinete Wanderson Melgaço, representando o prefeito Enivaldo dos Anjos que estava cumprindo outra agenda administrativa, também estavam presentes a secretária Municipal de Educação, Delma Ker, as diretoras escolares Angélica Poubel (EMEFTI Elizabeth Trzoseki), Jacqueline Rodrigues Possatti (EMEF Luciene Matos) e a Nair Augusta de Souza Paula (EMEF Neuza Fernandes), o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Jader Roberto, os instrutores do Proerd tenentes Menezes e Eliseu, pais e familiares dos estudantes, além de demais autoridades.

Em entrevista, a secretária Delma Ker falou da importância da parceria entre escola e a Polícia Militar do Espírito Santo para ensinar e proteger as crianças contra as drogas e a criminalidade. "Para nós é muito importante a parceria que a gente celebra mais de duas décadas com a PMES. Todos os anos a gente escolhe algumas turmas de quintos anos, que é a faixa etária que eles (alunos) estão fechando Ensino Fundamental 1, para trabalhar os conteúdos de prevenção e combate as drogas, a violência e também a prevenção de se envolver em situações de risco. Então essa parceria é muito bem-vinda, ajuda na formação integral de nossos alunos, que é um dos componentes de educação, não só conteúdos curriculares, mas, promoção à cidadania, saúde e o respeito ao próprio corpo", destacou a secretária.

O representante do prefeito, Wanderson Melgaço parabenizou os instrutores e todos os envolvidos na formação cidadã dos estudantes. "O Proerd tem um papel fundamental que nos ajuda a educar nossos filhos e direcioná-los em um caminho certo, longe das drogas, das violências, e ter essa mão amiga da Polícia Militar, juntamente a Secretaria Municipal de Educação, com um projeto de tamanha importância, é motivo de muito orgulho. Uma sementinha plantada agora gerar futuros advogados, militares, professores, futuros perfeitos para cuidar da nossa cidade. Então, os instrutores estão de parabéns, principalmente pelos frutos aqui plantados e tenho certeza que o nosso futuro (filhos) está bem seguro e encaminhado", parabenizou Wanderson.

Durante a cerimônia teve sorteio de brindes e foi anunciado os quatro estudantes destaques na redação Proerd, além de homenagens aos instrutores tenentes, Meneses e Eliseu, juramento e apresentação da mascote do programa.

Os alunos destaque da redação foram: 1º Thaisa da Silva Rodrigues, Escola Luciene Matos Ferreira; 2º Lara Victorya Souza Reis, Escola Neuza Fernandes da Silva; 3º Pedro Henrique Souza Nunes, Escola Elizabeth Trzoseki da Silva; e a 4º Kethelyn dos Santos Alves, Escola Luciene Matos Ferreira.

Muito emocionada a aluna, primeira colocada na redação Proerd, Thaisa Rodrigues, disse estar muito feliz pela conquista e agradeceu o apoio das irmãs Maria Isabella da Silva Rodrigues e Yasmim Karli Da Silva Rodrigues, especialmente da mãe Gelzilene Nunes da Silva e seu pai Edivaldo Rodrigues de Souza, que a ajudaram na lição da redação. "Foi muito bom, eu chorei porque eu estava muito ansiosa, e também porque estava muito alegre. Quero agradecer a minha mãe, meu pai e minhas irmãs por virem nesse dia tão importante, sem eles eu não estaria aqui!", afirmou a estudante.

"Estamos muito orgulhosos! Ela se esforçou muito nessa redação, me pedia ajuda perguntando: 'mãe, o que é vício?' E eu explicando para ela. Então, estamos muito felizes por ela sobre o quanto aprendeu e, também, por ela ter mais confiança em si mesma. Agradeço muito ao tenente Menezes por todo ensino, amor e carinho com ela. Essa redação dela mexeu conosco em casa, estamos muito felizes! disse Gelzilene da Silva, mãe da Thaisa.

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema "Manter Nossas Crianças Longe das Drogas".

O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

"Há 12 anos, estou trabalhando com o Proerd. No programa temos dez lições, dez encontros, um encontro a cada semana, onde a gente conduz as crianças falando sobre responsabilidade, os malefícios do cigarro e da bebida alcoólica, quais são as consequências para a saúde do jovem ou do ser humano. Então, é muito gratificante para nós, os tutores Proerd. A Polícia Militar tem se preocupado e trabalhado para evitar o envolvimento de jovens com o mundo das drogas, quer seja no uso ou no tráfico de drogas. E portanto, gerar uma sociedade mais justa, solidária, formar bons cidadãos para o futuro, para uma sociedade melhor, com vida mais saudável", destacou o tenente Eliseu.

Em breve as fotos e vídeo do evento