Quarenta e nove pessoas emitem a nova Identidade em mutirão realizado em Monte Senir

O próximo mutirão será na localidade de Cachoeirinha de Itaúnas

17 de junho de 2024 às 14h01.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos Defesa da Cidadania e Políticas para Mulheres, pelo setor de identificação, atendeu quase 49 pessoas no mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) realizado no último sábado (15), em Monte Senir.

O mutirão aconteceu das 07 horas as 12h, na Escola Municipal Francisco Lourenço de Andrade, onde foram distribuídas 40 senhas, mas segundo o secretário Municipal de Direitos Humanos, Maurício Marins, o fluxo de atendimento estava bem tranquilo, e com isso, foi possível atender mais nove pessoas além das senhas distribuídas no mutirão.

"Nosso mutirão em Monte Senir foi um sucesso e fiquei extremamente feliz pela receptividade da comunidade! Começamos os atendimentos uma hora mais cedo, pois já tinha muita gente na fila, e visando um melhor atendimento e diminuir o tempo de espera na fila, antecipamos o atendimento. Mas com o apoio da equipe conseguimos atender além da capacidade estipulada", destacou Marins.

O secretário Maurício Marins também divulgou que o próximo mutirão será na localidade de Cachoeirinha de Itaúnas, no dia 6 de julho (o primeiro sábado do mês), na Escola Municipal do distrito.

Lembrando que, para o cidadão emitir a nova CIN é obrigatório levar em mãos: certidão de nascimento ou casamento originais; CPF; comprovante de residência (máximo três meses); e uma foto 3x4 recente (fundo branco e roupa escura).

O cidadão também pode acrescentar dados como: Carteira de Trabalho (CLT); NIS; PIS ou Pasep; cartão do (sistema Único de Saúde (SUS); Título de Eleitor; Carteira de Habilitação (CNH); registro de dispensa militar; e tipo sanguíneo.

A primeira via da Nova Carteira de Identidade é gratuita a todos. Entretanto, se a pessoa já tiver a nova CIN e a perdeu por qualquer motivo, para tirar a segunda via há uma taxa no valor de R$ 77,55 exigida ao solicitante com renda acima de três salários mínimos. Caso a renda seja inferior, o beneficiário deve apresentar o comprovante de renda ou a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para obter a segunda via gratuitamente.