Semma inicia programação de semana Ambiental

04 de junho de 2024 às 16h31.

A prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semma), iniciou, nessa segunda-feira (03), a programação de Semana Ambiental. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a preservação da fauna e flora francisquense e também ensinar aos jovens cidadão do 'amanhã' sobre a importância de preservar a Mata-Atlântica.

A manhã dessa segunda-feira foi de palestras no Campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com as educadoras ambientais Caroline Lopes e Zilma Matos. No período da tarde, o educador ambiental Guido Ortega recebeu 55 estudantes do 4º ano vespertino da Escola Municipal Vicente Amaro, no Parque Municipal Natural Sombra da Tarde, para participarem de uma trilha ecológica e uma palestra. Ainda na segunda, uma equipe da Semma também visitou o Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa), onde foram entregues 200 mudas de plantas aos estudantes.

Nesta terça-feira (04), os estudantes do Ifes também visitaram o Parque Sombra da Tarde, onde realizaram uma trilha ecológica para pesquisas sobre as alterações climáticas da Mata-Atlântica, e, também, colheram amostras do solo para estudos em laboratório.

"Nós temos aqui, por exemplo, este aparelho chamado de termo higrômetro, ele mede a umidade relativa do ar e a temperatura onde o aparelho está localizado. No caso desse modelo específico, ele tem dois sensores, um interno e outro externo. Quando a gente coloca uma ponta na trilha e o outro na mata, consegue-se ver a diferença nas mesmas condições de temperatura e pressão de como está ocorrendo, com qual que é a diferença da temperatura. Quando a gente mediu a temperatura, deu uma diferença de 3 a 4 graus dos lugares cobertos para os descobertos. E também a umidade do ar mudou muito, de 4 pontos percentuais, até 6 pontos, daqui (trilha) até áreas onde estavam descobertas e desmatadas", explicou o estudante de técnico em agricultura, Miguel Gomes.

O estudante também explicou que os dados são importantes para, por exemplo, ao comparar com a cidade, a humidade do ar pode chegar até 64% ou menos. "E quando a gente apresenta esses dados para a população, a gente consegue ter uma compreensão mais científica, mais prática de como a preservação ambiental e a nossa vida está atrelada a isso", concluiu ele.

A educadora ambiental Carolini Lopes fez um alerta para a importância de todos colaborarem na preservação da Mata-Atlântica.

"Nós, da Educação Ambiental, temos a função de conscientizar e sensibilizar a população em relação à preservação do meio ambiente. Evitar o uso excessivo de água, evitar jogar o lixo em lugares impróprios, evitar lavar calçada com mangueira. Todos fazendo sua parte teremos um mundo melhor!", ressaltou Carolini.

O que é a Semana do Meio Ambiente?

Primeiro veio o “Dia Mundial do Meio Ambiente” instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, é comemorado anualmente em 5 de junho. Já a semana do meio ambiente foi instituída em todo território nacional pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, para ampliar as atividades relacionadas à data.

O objetivo é que essa semana seja usada em todo o Brasil, mobilizando governo, empresas, instituições e sociedade civil para promover debates e ações práticas sobre a preservação ambiental.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA