Estagiária da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ganha bolsa de dupla diplomação em Portugal

28 de maio de 2024 às 10h06.

A estagiária da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ionne Lopes Sirqueira, de 24 anos, estudante do 7º período do Curso de Bacharelado de Administração do Ifes – Campus Barra de São Francisco, embarcará em setembro para Portugal.

Ionne concorreu e ganhou uma bolsa de dupla diplomação, oriunda da parceria entre o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em Portugal, e o Instituto Federal do Espírito Santo – campus Barra de São Francisco. Em Portugal, durante um ano, a jovem cursará o mestrado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas, e, para isto, receberá uma bolsa de R$25 mil.

Ionne é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, filha de Maruza Ferreira Lopes e Adimilsom José Serqueira ( in memorian). A jovem mudou-se com a família para Barra de São Francisco aos 9 anos de idade. Estou na Escola Estadual Ascendino Feitosa, onde simultaneamente também cursava o técnico em administração também no IFES. No município francisquense, morou no Córrego da Puaia e há um ano e meio mora da sede, período em que trabalha com a secretária LIslei Moreira Batista. A chefe da pasta do meio ambiente, inclusive, fez questão de elogiar o desempenho da estagiária.

" A persistência e força de vontade da Ionne sempre foram admiráveis, sem contar a inteligência excepcional. Ver alguém que faz parte da história da Secretaria Municipal de Meio Ambiente conquistar seus sonhos é lindo e inspirador; e vê-la feliz é melhor ainda. Que este seja apenas mais um passo dos milhares que dará rumo ao sucesso. Desejo que continue sendo essa pessoa de bom caráter, doce e feliz que você vai ainda mais longe. Parabéns por esse triunfo, o mérito é todo seu!", disse LIslei.

Dupla diplomação

A dupla diplomação concede ao estudante, simultaneamente, um título da instituição de origem e um título da instituição anfitriã que lhe permite o reconhecimento da habilitação académica em qualquer um dos países.

Os projetos de dupla diplomação assentam no reconhecimento recíproco de ambas as instituições e das suas formações, nomeadamente através dos processos de avaliação e acreditação externos em Portugal, por meio da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Agência A3ES), e no Brasil, através do Ministério da Educação (MEC).

O programa proporciona aos estudantes educação de qualidade e também promove o intercâmbio cultural e o desenvolvimento pessoal. Ao longo de um ano, os alunos terão a oportunidade de imergir em uma nova cultura, expandir sua rede de contatos e aprofundar seus conhecimentos em sua área de estudo.