Dia Mundial da Reciclagem é celebrado com visita de Educadoras Ambientais à Associação de Catadores

17 de maio de 2024 às 21h46.

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado nesta sexta-feira, 17 de maio, foi realizado com uma visita das educadoras ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carolini Lopes e Zilma Matos à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra de São Francisco – ASCAMARB, Localizada na Rua Januária Maria da Conceição, nº 107, no Bairro Irmãos Fernandes.

A data comemorada no mundo todo, é assegurada pela Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, que estabelece as Diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ela pontua os principais objetivos defendidos, para o bem comum da sociedade, entidades governamentais e demais instituições envolvidas na produção e destinação de resíduos sólidos no país, dentre eles se destacam os seguintes:

I – Proteção da saúde pública e da qualidade ambiental;

II – Não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos;

III – Estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;

IV – Adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais;

V – Redução do Volume e da periculosidade dos resíduos sólidos;

VI – Incentivo à indústria da reciclagem, tendo em vista fomentar o uso de matérias primas e insumos derivados de materiais recicláveis e reciclados;

VII – Gestão integrada de resíduos sólidos;

VIII – Articulação entre as esferas do poder público, e destas com o setor empresarial, com vistas à cooperação técnica e financeira para a gestão integrada de resíduos sólidos.

Segundo as educadoras ambientais, a separação e destinação correta de produtos recicláveis pela sociedade contribui para a preservação do meio ambiente e para a manutenção de fonte de renda para catadores de produtos recicláveis e associações de catadores, como a ASCAMARB.

No município, funciona desde de 2022, o Projeto "Eu Limpo a Minha Cidade", idealizado pelo prefeito municipal, que recebe produtos recicláveis da população na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizada na Rua João Batista Celestino, nº 256, Bairro Irmãos Fernandes, que os trocam por produtos alimentícios e de limpeza para quem os entregam no local.

A ASCAMRB também recebe doação de produtos recicláveis. Quem quiser, pode procura-los  sua sede, que estará livrando o meio ambiente de rejeitos e ajudando a renda de famílias que trabalham com a reciclagem.

O que são materiais recicláveis?

São considerados materiais recicláveis aqueles que podem retornar à cadeia produtiva para ser, mais uma vez, o mesmo produto ou algum produto novo, que tenha alguma utilidade como produto.

Isso ocorre por meio de uma transformação física ou química, de preferência de baixo impacto ambiental, tornando esse material apto a ser reutilizado, seja de maneira original ou como matéria-prima para a fabricação de outros materiais, com as mais variadas finalidades.

Materiais recicláveis

Um dos materiais campeões de reutilização é o papel: de acordo com pesquisas na área, 70% a menos de energia é gasta na produção de mais papel por meio de um montante reciclado, evitando o uso de celulose nova.

Isso vale para:

jornais;

revistas;

cartolinas e cartões;

caixas e caixas de papelão;

papel de fax e de impressora;

folhetos impressos no geral.

Ainda, outro material que não só pode, como deve ser reciclado, é o plástico: o grande vilão do meio ambiente, é preciso que o descarte desse material seja feito de maneira consciente, para que a reutilização seja efetiva e sem danos à natureza.

São exemplos de plásticos que podem ser utilizados na fabricação de novos produtos:

tampas;

frascos;

potes de alimentos;

PVC, tubos e conexões;

sacos plásticos no geral;

embalagens de refrigerante;

garrafinhas de água mineral;

recipientes de produtos de higiene e beleza.

Além desses materiais, são outros exemplos de materiais que podem ser reciclados:

- Vidros como potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens;

- Metais como latas de alumínio, latas de aço, ferragens, canos e esquadrias;

- Madeira, principalmente quando puder ser utilizada como material na construção civil.

Materiais não recicláveis

Dentro da categoria de materiais, as que vemos descritas nas lixeiras das coletas seletivas, existem alguns materiais que não podem ser reutilizados.

Separamos os principais deles na lista abaixo:

- Papéis: adesivos, etiquetas, papéis metalizados, papel higiênico, fotografias, papel carbono, papéis e guardanapos com restos de alimentos, parafinados e plastificados.

- Plásticos: teclados de computador, tomadas, isopor, cabos de panelas, acrílicos e espumas.

- Vidros: vidros temperados planos, louças, cerâmicas, cristal, ampolas usadas para armazenar medicamentos, lâmpadas, espelhos.

- Metais: pilhas, clipes, latas de tinta, grampos, latas de combustível e esponjas de aço.

Importante: destacar, também, que produtos eletrônicos, como baterias, não podem ser reciclados e devem ser descartados de forma consciente.