Creas promove caminhada no Centro contra exploração sexual infantil

15 de maio de 2024 às 13h31.

Dentro da programação do Maio Laranja, movimento que visa o combate ao abuso sexual infantil, aconteceu nesta, quarta-feira (15), às 9h, uma caminhada do Posto Ouro Verde até a Praça Arlindo Pinto da Costa, no Centro. Ação envolveu o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas); Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e escolas da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social, Shirley Teixeira Ribeiro, uma série de ações está acontecendo em Barra de São Francisco em alusão ao Maio Laranja, entre elas palestras no Cras, panfletagem nas ruas, avenidas, praça e feira livre.

"Além de realizar atividades com foco na prevenção, o objetivo da mobilização é alertar a população para o compromisso de proteger as crianças e os adolescentes do Município. Convidamos a sociedade organizada a ‘Fazer Bonito’ e participar de forma engajada no Maio Laranja", destacou Shirley Ribeiro.

A data

No dia 18 de maio, em 1973, a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, da capital Vitória, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o dia 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.