Prefeitura realizará mutirão de atendimentos e CESAN atenderá em bairros com escritório móvel

Os serviços que serão ofertados pelas Secretarias Municipais e pela Companhia, dos dias 21 ao 25 de maio

10 de maio de 2024 às 13h58.

A Prefeitura e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) realizarão uma semana de atendimentos aos moradores do município, com diversos serviços que serão ofertados pelas Secretarias Municipais e pela Companhia, dos dias 21 ao 25 de maio. Uma reunião entre o Secretário de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e de Políticas Para as Mulheres, Maurício Vieira dos Santos Marins e a Gestora do Polo Comercial Noroeste da Cesan, Ana Victória Saltori Garcia, acertaram os últimos detalhes da parceria das duas instituições, na última segunda-feira (6), na sede da pasta.

A Cesan vai disponibilizar um veículo Van, com escritório móvel, que ficará localizada cada dia em um bairro diferente, atendendo a moradores durante a semana, por meio do Programa "Cesan Presente nos Bairros” e no sábado (25), diversas secretarias da Prefeitura ofertarão serviços de saúde e cidadania durante um grande Mutirão Integrado de Secretarias, na Escola Municipal João Bastos, localizada no Bairro Vila Gonçalves.

Nos bairros a Cesan disponibilizará os seguintes serviços:

- Solicitação de inclusão na Tarifa Social;

- Negociação de débitos;

- Pedido de ligação de água e esgoto;

- Verificação de serviços e reclamações.

De terça-feira (21) a sexta-feira (24), das 8 às 16 horas, a van escritório móvel da Cesan estará nos seguintes bairros:

- Terça-feira – 21 de maio: Bairro Colina, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Brasiliano Malaquias de Morais, localizado na Rua Duque de Caxias, número 350;

- Quarta-feira – 22 de maio: Vila Paulista, em frente ao Posto de Saúde, na Praça Municipal da Sede do Distrito;

- Quinta-feira – 23 de maio: Bairro Nova Barra, no Pátio da Casa da Gestante, localizado na Rua Henrique Fanti, número 330, ao lado da Delegacia de Polícia Civil;

- Sexta-feira – 24 de maio: Bairro Estrela, ao lado da CMEI Raul Tremendão, localizado na Rua Vando José da Silva.

No sábado a Cesan se juntará às secretarias que atenderão no mutirão da EM João Bastos, ofertando os mesmos serviços, para o restante dos moradores do município que comparecerem no evento. Os atendimentos ocorrerão das 8 às 15 horas. Confira abaixo os serviços que serão ofertados no mutirão por cada secretaria.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e de Políticas Para as Mulheres:

- Atendimento pelo Procom Municipal;

- Atendimento pela Advocacia Social;

- Atendimento pela Junta Militar;

- Atendimento pelo Setor de Identidade;

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos:

- Solicitação da Carteira de Trabalho Digital;

- Ofertas de vagas de emprego pelo SINE;

Secretaria Municipal de Saúde:

- Atendimentos Médicos;

- Aplicação de Vacinas;

As ofertas de atendimentos da Secretaria de Saúde podem ser ampliadas de acordo com a disponibilidade da mesma.

Secretaria Municipal de Assistência Social:

- Atendimento às vítimas de violência pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas);

- Conscientização sobre a "Campanha Maio Laranja";

- Orientação, verificação e agendamentos para o Cadastro Único;

- Atendimentos para a Carteira do Idoso;

- Atendimentos para a Carteira IDJovem;

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável:

- Distribuição de mudas de árvores.

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer:

- Disponibilização de brinquedos recreativos para crianças (pula-pula).

O Núcleo Margaridas, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade e violência, também participará do Mutirão de Atendimentos Públicos na Escola João Bastos e ofertará os seguintes atendimentos, exclusivos para mulheres:

- Atendimento com assistente social, para esclarecimentos sobre direitos e benefícios do Governo Federal, como o Bolsa Família;

- Orientações jurídicas;

- Atendimento psicológicos;

- Atendimentos da Educadora Social.

O Secretário de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e de Políticas Para as Mulheres, Maurício Marins, que coordenará o Mutirão de Atendimentos Públicos, falou do empenho para que o evento seja realizado. "A pedido do Prefeito nós estaremos fazendo uma ação social, no dia 25, na Escola Municipal João Bastos. Vai envolver diversas secretarias, onde nós queremos fazer uma ação maior para atender a população mais carente. Vamos levar diversos serviços. Nós estaremos lá para proporcionar cidadania ao cidadão francisquense", destacou Marins.

De acordo com o Secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, as variedades de atendimentos poderão aumentar, de acordo com a disponibilidade de serviços que sua pasta puder ofertar no dia do mutirão. "A Secretaria de Saúde é parceira desse mutirão. Nós iremos estar lá com atendimentos médicos, com vacinas e estamos ainda avaliando o que mais nós podemos levar para aumentar esses atendimentos lá no dia", afirmou Elcimar.

A Gestora do Polo Comercial Noroeste da Cesan, Ana Victória Saltori Garcia, informou o objetivo da parceria da Cesan com a prefeitura, para atender os moradores dos bairros onde a van escritório móvel estará nos dias citados. "O nosso objetivo é levar a Cesan mais próximo dessas comunidades, atendendo as necessidades delas e com a nossa agência móvel disponível, aquele trabalhador, que às vezes não tem um tempo hábil de procurar o escritório de atendimento no Centro de Barra de São Francisco, poderá se dirigir à agencia móvel da Cesan, que a gente estará tirando todas as dúvidas para realizar o atendimento", citou Garcia.

Os atendimentos da Cesan com a van escritório móvel nos bairros e o mutirão na Escola Municipal João Bastos serão gratuitos e o mutirão aberto a todos.