Espaço Integrar promove festa de Natal para familiares e usuários

Evento teve grande participação dos usuários e contou com o apoio do empresariado local e de pessoas físicas para presentear as crianças

18 de dezembro de 2023 às 08h59.

O projeto Espaço Integrar, promoveu na última sexta-feira, 15, uma festa de Natal para todos os usuários com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares ou responsáveis, na sua sede, no Bairro Bambé

O Papai Noel esteve presente no local distribuindo presentes em um espaço totalmente ornamentado para o Natal.

Por meio do Projeto "Árvore do Bem" desenvolvido nos últimos meses, com o intuito de arrecadar presentes e produtos para a festa, o Espaço Integrar conseguiu junto à população, empresários do comércio local e "Amigos Solidários", diversos brindes, lanches e cestas básicas.

O Espaço Integrar foi criado há três meses e é mantido pela Prefeitura de Barra de São Francisco por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de setores da sociedade.

Neste período foram realizadas mais de 370 consultas, tanto para as crianças com o diagnóstico de TEA, quanto para as suas famílias que passam por terapias para lidar com o diagnóstico de seus filhos.

A coordenadora do Espaço Integrar, Jamile Justino, agradeceu o apoio da administração municipal e do setor privado para a realização da festa e descreveu como funciona a triagem das crianças para o atendimento pelo espaço.

"Nossa triagem é diferente. Nós começamos por uma abordagem familiar. Nós recebemos a família e entramos no núcleo familiar, através da assistente social. Então, procuramos entender qual a dificuldade da criança, dentro do aspecto autismo e da família para entendermos quais as dificuldades, porque a família precisa estar psicologicamente e emocionalmente preparada para lidar com a criança. Daí começa a triagem. Nós começamos com toda uma avaliação, passando por um clínico geral, nutricionista, psicólogo e psiquiatra. A partir daí fazemos a inclusão no projeto. Um tratamento totalmente humanizado", destacou Jamile. Segundo ela, a participação da família no tratamento da criança é muito importante, por isso a necessidade de também incluir a família.

O subsecretário de saúde, Rubens Felipe Delazari Mendonça esteve na festa representando o secretário Elcimar, que por motivo de agenda, não pode estar presente e falou da importância do evento para as famílias e pacientes atendidos pelo projeto.

"A importância deste tipo de evento, é trazer as famílias para participar desta confraternização em conjunto com as equipes, proporcionando a muitas pessoas, que possivelmente não teriam este espaço e essa confraternização em casa, unindo as famílias para uma tarde de lazer feliz", afirmou o Rubens Delazari.

O subsecretário destacou também, que o projeto é governamental, mas que está aberto a ajuda do setor privado que queira apoiar as ações do Espaço Integrar com doações para as atividades do projeto e que toda ajuda será bem-vinda.

Débora Cristina da Silva de 40 anos, mãe do Miguel Henrique, atendido pelo projeto, destacou a importância da festa de Natal para as famílias das crianças. "A festa está ótima e eu acho muito interessante, porque tem pessoas que vão ter só essa festa para comemorar o natal. Então é muito bom", disse Débora, que também afirmou que o atendimento recebido é excelente.

Feliz com o Projeto Espaço Integrar, também está a Jeneffer Lima Faustino, 25 anos, que é mãe do Leandro e da Liz. Ela destacou a importância do atendimento recebido por seus filhos no projeto.

"Tem sido muito bom, que as festas estão sendo muito exclusivas para as crianças, tendo muitas atividades sensoriais e aqui as crianças ficam muito à vontade. O espaço é muito grande, muito confortável. No quesito de atendimento, eles estão todos de parabéns, porque tratam os nossos filhos maravilhosamente bem. Os pais também, com atendimento psicológico, porque nós também precisamos. Não só as crianças, mas também, nós pais", afirmou a senhora Faustino. Segundo ela, suas crianças gostam tanto do espaço e dos eventos promovidos no espaço, que seu filho Leandro acordou na madrugada perguntando se já estava na hora de ir para a Festa de Natal. Esta já é a segunda festa promovida pelo Espaço Integrar que eles participam e as crianças têm gostado de todas.

O projeto Espaço Integrar de Barra de São Francisco, já uma referência para outros municípios.  A mãe do Kauan Barreto, Sueli Paulina Alexandre Barreto de 44 anos, se mudou para a cidade, para que seu filho pudesse receber atendimento no projeto. Segundo ela, eles moravam em Rio Bananal, na Região Nordeste do Espírito Santo e assim que ficou sabendo que o projeto seria inaugurado em Barra de São Francisco, se planejou e mudou para o Bairro Irmãos Fernandes. Está encantada com o atendimento humanizado que estão dando aos seus filhos e a ela, mãe.

Alegre com a festa preparada para elas, Kássia Fernanda Vieira Martins de 15 anos, atendida pelo Espaço Integrar, irradiava alegria e comentou a felicidade de participar da festa: "Eu estou gostando, é muito legal participar desse projeto. Ele traz pra gente coisas que tem muito valor. Dá acolhimento e fala de carinho e respeito. É tudo muito bom," agradeceu Kássia.

Os pais com um ou mais filhos com o quadro de classificação diagnosticado com o Cid fechado F.84, ou seja, o TEA, que quiserem ter seus filhos acompanhados pelo "Espaço Integrar," podem procurar a clínica, sede do projeto, localizada na rua Tito Waldemar Vieira, 360, no bairro Bambé, próximo à sede da Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (SEMTE).

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, oferecendo acompanhamento multidisciplinar, com psiquiatria, clínica geral, nutricionista e assistência social.