SEMTE inicia limpeza das margens dos cursos d’água que atravessam a cidade

Limpeza das margens e dessoreamento do leito dos rios e córregos ajudam a evitar enchentes no período chuvoso

21 de agosto de 2023 às 15h10.

A Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (SEMTE) de Barra de São Francisco iniciou nesta segunda-feira, 21, por determinação expressa do prefeito Enivaldo dos Anjos, que faça a limpeza das margens dos rios e córregos que atravessam a sede do município.

De acordo com o secretário Neto Pimenta, a limpeza teve início na região do bairro Nossa Senhora da Penha, no rio São Francisco, e prosseguirá até após o rio atravessar a cidade.

Em seguida, será feita a limpeza das margens do Itaúnas, desde a barragem de captação de água da Cesan até o encontro do o rio São Francisco, no bairro Irmãos Fernandes.

O córrego Bambezinho também receberá atenção especial da SEMTE, que fará a limpeza do córrego desde o Bambé até a ponte de acesso ao Campo Novo.

Nos últimos dois anos, a sede do município passou incólume pelo período chuvoso, mas no início deste ano, infelizmente, um grande volume de água que caiu na cabeceira do São Francisco, em Mantena, Leste de Minas Gerais, acabou provocando enchente e destruição em bairros como o Campo Novo.

Para o prefeito Enivaldo dos Anjos, as medidas, como o desassoreamento e abertura dos rios, com retiradas de toneladas de entulho, são fundamentais para que a população ribeirinha não sofra danos e esse trabalho tem sido importante para evitar o transbordamento dos rios em bairros como o Campo Novo, Loteamento Carabina, Irmãos Fernandes (Rua Mineira) e Vila Gonçalves.

Dos Anjos observou ainda que, a Barragem Everaldo Bianquini, no Itaúnas, obra reivindicada por ele, enquanto deputado estadual, tem servido como uma proteção importante contra as enchentes na sede, já que ela ajuda a controlar o volume de água que chega até a cidade.

“Vamos promover a limpeza das margens dos rios sempre que necessário, antes do período chuvoso. Com a barragem Everaldo Bianquini e a limpeza dos rios, dificilmente teremos enchente na sede, mas ainda estamos trabalhando para construir uma nova barragem, no rio São Francisco, antes da divisa com Minas, para dar ainda mais tranquilidade e segurança hídrica aos nossos cidadãos e cidadãs”, informa dos Anjos.