Personagem do escritor e cartunista Ziraldo foi usado pelos professores da escola para a atividade "Minha Aula Fantástica", estabelecida no Projeto Educação em Movimento da Semed
Professores e pedagogos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vicente Amaro da Silva, localizada no bairro Campo Novo, realizaram nesta terça-feira, 15, atividades do projeto “Minha Aula Fantástica” tendo o personagem Menino Maluquinho, do cartunista e escritor Ziraldo, como tema.
Com diversas brincadeiras, os professores Douglas Lourenço da Silva (Artes), Sheyla Ribeiro Deolindo (Educação Física) e a professora de Aperfeiçoamento de Leitura e Escrita, Sandra Batista, proporcionaram aos alunos do 2º Ano vespertino atividades de pinturas, montagens de quebra-cabeças temáticos, dança das cadeiras, dentre outras brincadeiras sobre o tema “O Menino Maluquinho”.
O objetivo da “Minha Aula Fantástica”, que faz parte do Projeto Educação em Movimento, idealizado pela Semed, é despertar o gosto pela leitura para que todos os alunos aprovados no 2º ano saibam ler e interpretar textos, o que os ajudará nos próximos anos letivos.
“Esse projeto veio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da nossa secretária Delma e da equipe dela. A escola o abraçou porque é um projeto muito importante, onde as crianças vão aprender a desenvolver suas habilidades. Através de atividades dessa metodologia diferente o aluno vai aprender de forma significativa, adquirindo o gosto de vir para a escola. E tem surtido efeito no desenvolvimento deles,” destacou a diretora Nair Augusta de Souza Paula.
O tema “Menino Maluquinho” foi uma 'escolha estratégica' segundo o professor Douglas.
“O Menino Maluquinho, nós sabemos que é um personagem criado pelo Ziraldo, um escritor brasileiro, e as crianças já sabem quem é o personagem pelo costume, por já terem lido os livros na biblioteca,” enfatizou o professor de Artes.
“É uma maneira deles saírem um pouco da rotina. Nós estamos trabalhando na temática do Menino Maluquinho, com algumas brincadeiras como a dança das cadeiras e a corrida de três pernas. É uma forma deles conviverem e se socializarem entre eles e outros alunos de outras turmas”, afirmou a professora Sheyla.
Já a professora Sandra Batista lembrou da necessidade de valorizar os livros em meio ao crescente uso das tecnologias pelas crianças das escolas.
“Hoje as nossas crianças e nossos jovens estão tão voltados para o celular que quando você mostra um livro para eles, é como se fosse algo novo. Eles não têm esse hábito mais. Então, com esse projeto eles estão relembrando essa prática gostosa da leitura, da contação de histórias, trazendo para o seu dia a dia as histórias do passado, por exemplo, que eles não conheciam,” encerrou ela.
O estudante Bernardo Rufino Pederzini, 8 anos, do 2º ano, assim como os demais alunos disse ter gostado das atividades da “Aula Fantástica,” principalmente das brincadeiras.
Após as atividades extraclasse, todos os alunos foram avaliados com uma provinha sobre o tema trabalhado, para a fixação do conteúdo estudado.
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