Obra teve início no final da semana passada e vai contemplar todas as ruas da comunidade
No final de abril do ano passado, a Prefeitura de Barra de São Francisco assinou convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) no valor de R$ 713.204,72 para a vila João Gomes e o Patrimônio do XV (Cascudo), comunidades do interior do distrito de Paulista.
De lá para cá, o prefeito Enivaldo dos Anjos tem se esforçado para conseguir mão-de-obra e iniciar a obra, mas sempre esbarrava na falta de colaboradores, já que o município está com sobra de empregos devido ao grande volume de obras públicas e particulares.
Esta semana, depois da conclusão da reforma da “Ponte do Eraldo”, que foi construída na primeira gestão de Enivaldo dos Anjos à frente da PMBSF, no final da década de 80 e início dos anos 90, teve início finalmente a pavimentação das ruas da comunidade.
Neta do produtor rural Eraldo Fernandes de Almeida, 84 anos, a jovem Géssia Dias Almeida (foto), procurou a redação do TNL para elogiar o início da obra. “Estamos muito felizes com o calçamento da Vila, hora de agradecer ao prefeito Enivaldo dos Anjos, que muito tem feito pela nossa comunidade”, disse ela.
O próprio Eraldo, que nasceu no local, fez questão de agradecer ao prefeito, pela reforma da ponte e pelas obras de calçamento que agora estão começando.
“Eu vivo aqui desde que nasci. Quando já adulto, era dono do comércio ao lado da ponte de madeira que existia no local e não servia praticamente para nada. O então prefeito Edinho Pereira não quis fazer outra ponte e o Enivaldo, na campanha eleitoral de 1988, prometeu que ia fazer uma ponte nova para nós. Fizemos campanha para ele e, logo que assumiu ele buscou apoio do governador Albuíno Azeredo para fazer a nossa ponte. Agora, está fazendo o calçamento, outra obra fundamental para o crescimento da vila”, comenta Eraldo.
+ Sobre o calçamento
As comunidades de Vila João Gomes e Patrimônio do XV (Cascudo), em Paulista, vão receber obras de pavimentação através do Programa Calçamento Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
O contrato de doação dos materiais para as obras prevê a liberação de material para pavimentar 9.740,45 m² com 3.406,17 metros de meio fio, no valor de R$ 713.204,72 para a vila João Gomes e o Patrimônio do XV (Cascudo).
Vila João Gomes
A história da Vila João Gomes, nome que foi dado à comunidade antes chamada de “Eraldo” também foi revelada pelo antigo produtor rural. “Na verdade, o nome foi uma homenagem ao meu pai, que veio da região de Penha do Capim, em Aimorés (MG) e se instalou por aqui. O nome dele era João José de Almeida, mas acabou ficando conhecido como João Gomes, por causa do parentesco com uma família Gomes”, conta Eraldo (Foto acima).
Atualmente o local tem centenas de moradores e está começando a receber pavimentação em blocos, por meio do Programa Calçamento Rural. O material está todo na comunidade, mas, devido à falta de mão-de-obra em Barra de São Francisco, o calçamento ainda não tinha sido iniciado.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000