Projeto Barraginhas é retomado pela Secretaria Municipal de Agricultura

21 de março de 2023 às 15h25.

A Secretaria de Agricultura (Semag) da Prefeitura de Barra de São Francisco, retomou este mês, o Projeto Barraginhas, que vai atender todos os produtos interessados do interior do município com a construção de pequenas barragens visando a conservação da água para o período seco.

Desde o dia 14, quando o projeto foi retomado, já foram feitas dez barraginhas na região de Cachoeirinha do Itaúnas, informa o secretário Vander Onofre.

“Vamos fazer barraginhas em todos os distritos, seguindo um determinado cronograma, de acordo com a demanda de cada distrito e também das propriedades da sede do município com acompanhamento do nosso servidor Dario Grosman”, explica o secretário.

O Projeto Barraginhas está ancorado em uma lei municipal de agosto de 2018 e, no ano passado teve a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com orientação do Instituto Terra.

Agora, com apoio de outra lei municipal, que autoriza o município a fazer intervenções dentro das propriedades rurais, o Projeto Barraginhas tomou um novo fôlego.

Os produtores rurais Danilo e Valter, ambos contemplados com barraginhas em suas terras, elogiaram a iniciativa da Semag e o apoio que o prefeito Enivaldo dos Anjos tem dados aos produtores rurais.

“Com certeza, a água que antes ia toda embora, agora vai ficar por aqui, uma parte e ajudar a manter umidade do solo no período de seca”, elogiou o produtor Danilo.

Barraginhas – água de chuva para todos

Nas últimas quatro décadas, com o desmatamento acelerado no Brasil, imensas áreas de lavoura e pastagens foram introduzidas sem os devidos cuidados com a conservação do solo e com a reposição de nutrientes.

A compactação dos solos e a redução da infiltração da água das chuvas resultaram em degradação ambiental. A partir dessa realidade, a Embrapa Milho e Sorgo (MG) criou o Projeto Barraginhas, um sistema de miniaçudes, que consiste no acúmulo das águas das chuvas, contribuindo com a infiltração no solo, recarregando o lençol freático.

Os mananciais serão abastecidos e por sua vez manterão as nascentes, cacimbas e córregos.