Educação, Saúde e Iprem consomem mais de 50% do orçamento da PMBSF

02 de janeiro de 2023 às 15h01.

O prefeito Enivaldo dos Anos sancionou na semana passada a Lei Nº 1.336, de 26 de dezembro de 2022, que estima a receita e fixa despesa do município de Barra de São Francisco para 2023, no valor de R$.200 milhões.

O orçamento deste ano é de R$ 55 milhões a mais do que ano passado. A previsão do Executivo é de arrecadar R$ 200 milhões em 2023, uma média mensal de R$ 16,666 milhões, ou seja R$ 4,666 milhões a mais do que neste ano, quando a média foi de R$ 12 milhões por mês.

O valor previsto pelo Executivo é 37,93% maior que o orçamento de 2022, que foi de R$ 145 milhões e 66,6% maior do que o de 2021, que foi de R$ 120 milhões.

O prefeito foi autorizado também a remanejar até 50% do orçamento durante o ano, de acordo com as necessidades de cada rubrica.

Entre as secretarias e órgãos, a Educação fica com R$ 48.461.494,00 e a Saúde com R$ 33.295.720,00. Em terceiro lugar vem o Instituto de Previdência Municipal (Iprem), com previsão de gastos de R$ 25.729.968,00, incluindo aí a amortização da dívida do órgão.

(Confira mais abaixo os investimentos por órgão)

Despesas correntes

Em audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), foram realizadas duas audiências na Câmara Municipal em 2022.

Durante a última audiência, o contador da Prefeitura, Francisco Carlos Gomes, o Chiquinho, explicou ainda que, a partir deste ano, os municípios estão obrigados a gastar somente 85% das receitas correntes em despesas correntes e 15% em Despesas de Capital, ou seja, investimentos em obras e serviços.

O que é a LDO

A LDO é um dos três instrumentos de elaboração do orçamento público federal, estadual e municipal e deve ser apresentado à população todo ano, antes da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA).

O modelo orçamentário brasileiro é definido pela Constituição Federal e composto de três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

O PPA tem vigência de quatro anos e deve ser enviado pelo Executivo ao Legislativo até o dia 31 de agosto do primeiro ano de mandato. O texto define as diretrizes, os objetivos e as metas do governo para a sua gestão.

Ao ser recebido no Legislativo, o projeto orçamentário recebe um calendário de tramitação, com os prazos sobre emendas, publicação de relatórios e de emissão de pareceres. Em seguida, é encaminhado para aprovação no plenário.

Anualmente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias indica as políticas públicas e respectivas prioridades para o exercício seguinte. Já a LOA tem como principais objetivos estimar a receita e fixar a programação das despesas para o exercício financeiro.

Dessa forma, a LDO, ao identificar no PPA as ações que terão prioridade no exercício seguinte, torna-se o elo entre o PPA e a LOA, o instrumento que de fato viabiliza a execução do plano de trabalho.

A LDO define as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas para o exercício subsequente, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano seguinte.

Entre as definições estão a meta fiscal e os programas prioritários. Além disso, o texto pode autorizar o aumento das despesas com pessoal, regulamentar as transferências a entes públicos e privados, disciplinar o equilíbrio entre as receitas e as despesas, indicar prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos, entre outras. 

 

RECEITAS

(R$)

RECEITAS CORRENTES..............................

193.413.501,10

IMPOSTOS, TAXAS E CONT DE MELHORIAS...

18.282.000,00

CONTRIBUIÇÕES..........0    .................................…

6.250.000,00

RECEITA PATRIMONIAL.........................

697.278,75

RECEITA DE SERVIÇOS...................................

100,00

TRANSFERÊNCIAS CORRENTES.....................

167.958.154,35

OUTRAS RECEITAS CORRENTES ......................

225.968,00

DEDUÇÃO FUNDEB-RECEITAS CORRENTES....

 (19.915.600,00)

DEDUÇÃO FUNDEB – TRANSFERÊNCIAS CORRENTES

 (19.915.600,00)

RECEITA DE CAPITAL....................

R$ 5.550.098,90

OPERAÇÕES DE CRÉDITO..................……

-

ALIENAÇÃO DE BENS......................................

70.000,00

TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL.......................

5.480.098,90

OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL......................

-

RECEITAS CORRENTES-INTRAORÇAMENTÁRIAS

20.952.000,00

CORRENTES INTRAORÇAMENTÁRIAS OUTRAS RECCORRENTES.

20.952.000,00

RECEITA DE CAPITAL.........................

INTRAORÇAMENTÁRIA.........................

TOTAL DE RECEITA ORÇAMENTÁRIA

179.048.000,00

TOTAL DE RECEITA INTRAORÇAMENTÁRIA.

20.952.000,00

TOTAL DE RECEITA................….........

200.000.000,00

 

DESPESAS

(R$)

DESPESAS CORRENTES.......................................

167.369.923,10

PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS...........................

118.518.652,35

JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA............................

15.000,00

OUTRAS DESPESAS CORRENTES...........................

48.836.270,75

DESPESA DE CAPITAL.........................

27.530.076,90

INVESTIMENTOS................................................

22.729.976,90

INVERSÕES FINANCEIRAS...................................

100,00

AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA...................................

4.800.000,00

RECEITA DE CONTINGÊNCIA.................................

5.100.000,00

TOTAL DE DESPESA............................................

200.000.000,00

 

 

DESPESAS PREVISTAS

(R$)

FUNÇÃO

VALOR ORÇADO:

LEGISLATIVA...............................................

8.204.275,00

ESSENCIAL A JUSTIÇA...............

1.090.000,00

ADMINISTRAÇÃO..........................................

39.375.566,10

SEGURANÇA PÚBLICA...................................

ASSISTÊNCIA SOCIAL...................................

4.532.800,00

PREVIDÊNCIA SOCIAL...................................

27.029.968,00

SAÚDE........................................................

R$ 33.295.720,00

EDUCAÇÃO..................................................

R$ 48.461.494,00

CULTURA.....................................................

R$ 1.350.000,00

URBANISMO................................................

R$ 17.733.501,90

HABITAÇÃO.................................................

R$ 978.000,00

SANEAMENTO..............................................

R$ 85.000,00

GESTÃO AMBIENTAL.....................................

R$ 2.741.000,00

AGRICULTURA..............................................

R$ 2.830.300,00

ORGANIZAÇÃO AGRÁRIA...............................

R$ -

INDÚSTRIA ........…………………………………….........

R$ -

COMÉRCIO E SERVIÇO..................................

R$ 136.000,00

TRANSPORTES....................................….......

R$ 5.034.375,00

DESPORTO E LAZER......................................

R$ 2.022.000,00

RESERVA DE CONTIGÊNCIA......................

R$ 5.100.000,00

TOTAL...............................................................

R$ 200.000.000,00

 

 

DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA

(R$)

ÓRGÃO

CÂMARA MUNICIPAL............................................

R$ 8.204.275,00

GABINETE DO PREFEITO

R$ 1.883.000,00

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO..................

R$ 1.174.000,00

CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO................

R$ 535.000,00

SEC MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO.............

R$1.275.500,00

SEC MUNICIPAL ADMINISTRAÇÃO E REC HUMANOS

R$ 9.088.825,00

SEC MUNICIPAL DA FAZENDA

R$ 18.299,600,00

SEC MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.................

R$ 48.461.494,00

SEC MUNICIPAL DA MULHER E ASSISTÊNCIA SOCIAL

R$ 4.532.800,00

SEC MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO

R$ 1.022.200,00

SEC MUNICIPAL DE OBRAS, URBANISMO SANEAMENTO

R$ 16.581.878,65

SEC MUNICIPAL DE LIMPEZA PÚBLICA ..............….

R$ 4.573.100,00

SEC MUNICIPAL TRANSPORTES E ESTRADAS

R$ 5.121.375,00

SEC MUNICIPAL DE AGRICULTURA.........................

R$ 2.830.300,00

SEC MUNICIPAL DEFESA SOCIAL, TRÂNS. E GUARDA MUNICIPAL

R$ 1.870.000,00

SEC MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE......................

R$ 2.741.000,00

SEC MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER

R$ 2.022.000,00

SEC MUNICIPAL DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E

GERAÇÃO DE EMPREGO

R$ 963.000,00

SEC MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO...............

R$ 1.280.000,00

SUPERINTENDÊNCIA GERAL ADMINISTRATIVA........

R$ 46.000,00

SEC MUNICIPAL DE CONTROLE DE GASTOS,PATRIMÔNIO E TRANSPARÊNCIA….........................

R$ 431.000,00

SEC MUNICIPAL DE HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIARIA

R$978.000,00

SEC MUNICIPAL DE SUPRIMENTOS E CONTROLE DA

FROTA MUNICIPAL

R$3.203.000,00

SEC MUNICIPAL DE SAÚDE

R$33.295.720,00

INSTITUTO PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS

R$25.729.968,00

SEC MUNICIPAL DE SERVIÇOS DELEGADOS DE

ÁGUA, ESGOTO, INTERNET E ENERGIA ELETRICA.

R$ 2.896.964,35

SEC MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DOS BAIRROS

R$ 963.000,00

TOTAL...............................................................

R$ 200.000.000,00

 

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