O projeto "Horta Inteligente Autossustentável: plantando o presente, colhendo o futuro", do Ifes de Barra de São Francisco, está levando aos estudantes do curso Técnico em Agricultura da unidade a conhecer um meio sustentável, porque só usa energia para ligar a bomba e levar a água até uma parte mais alta, para depois irrigar as plantas usando apenas a gravidade.
O projeto de irrigação automatizada tem como responsáveis os professores Bruno Porto e Alexandre Fraga e tem toda uma estratégia também para evitar o desperdício de água. Outro projeto do mesmo nível está sendo implantado no hortão do Ifes, em parceria com a Prefeitura de Barra de São Francisco. (Saiba mais abaixo).
De acordo com Bruno Porto, o projeto é parte do projeto "Automação e Robótica no dia a dia", uma parceria entre o Ifes e o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (Ceemti) João XXIII, que ensina robótica educacional aos alunos do ensino médio.
Hortão municipal
Siqueira explica que o projeto "Horta Autossustentável" é diferente do projeto do hortão tocado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG).
No projeto de irrigação automatizada do hortão, também haverá irrigação por gravidade, com a implantação de um reservatório com capacidade de armazenamento de 150 mil litros de água.
“Esse projeto tem um custo relativamente baixo, são cerca de R$ 40 mil, divididos ao meio para o Ifes e a Prefeitura de Barra de São Francisco, com um sistema moderno de captação de água do reservatório que já existe na parte baixa da área do hortão e que irá fazer a irrigação de forma totalmente sistematizada, com regulação do volume de água, que permitirá aumentar sensivelmente o plantio de hortaliças”, explica Siqueira.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000