Os hortões implantados em Barra de São Francisco através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) – um deles em parceria com o Ifes, no Valão Fundo – produziram, em setembro, 1.308 quilos de legumes e tubérculos – mandioca, cenoura e beterraba – além de 201 caixas de verduras e cheiro verde.
Com isso, a produção deste ano alcançou 6,6 mil quilos de legumes, tubérculos e frutas, além 722 caixas de folhas e cheiro verde.
A informação é do subsecretário de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, que coordena o projeto desde meados do ano passado.
Toda essa produção tem sido utilizada para abastecer programas sociais como o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, o Programa Refeição Amiga, Apae, Lar dos Idosos, Casa Lar, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina e, no mês passado, também as escolas da rede municipal de ensino, entre outros.
“Os hortões, além de fornecerem alimentos de qualidade, sem agrotóxicos, neste mês de setembro, também abasteceram as cantinas das escolas municiais, e têm ajudado também algumas pessoas que viviam em situação de rua e hoje estão morando no Polo Industrial, onde o prefeito Enivaldo dos Anjos providenciou casa para eles, além de pagar uma ajuda de custo mensal, dentro do Programa Dignidade Social”, observa Carlim.
No Ifes, o sucesso do projeto é tanto que o diretor geral, professor Leonardo Siqueira, disse que outros campi já estão fazendo contato para conhecer o hortão e importar a ideia. “Já temos outros campi interessados na ideia, que une pedagogia e responsabilidade social”, informa.
Siqueira, salienta que a ideia do hortão em parceria com a Prefeitura vinha sendo planejada desde o final do ano passado e agradece ao prefeito Enivaldo dos Anjos por ter abraçado a parceria.
”A Prefeitura entra com a mão de obra, o Ifes entra com o terreno e as duas partes entram com os insumos e a manutenção dos equipamentos. O prefeito Enivaldo dos Anjos é um visionário e tem feito um trabalho fantástico na área social. Para nós é muito boa essa parceria, que traz avanços na pedagogia, já que os alunos podem praticar o que aprendem na sala de aula e também adquirem noções de serviço social, já que todos os alimentos produzidos aqui vão para famílias carentes do município e projetos sociais”, analisa Siqueira.
O subsecretário municipal de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, destaca que o projeto tem demonstrado para todos os alunos do curso de Técnica em Agricultura do Ifes a importância de plantar e produzir e, mais do que isso, de ajudar a quem precisa.
“Queremos levar a turma do Ifes para a distribuição de legumes e verduras em bairros carentes do município e também nos projetos, para que eles vejam com os próprios olhos, o benefício que estão produzindo para as pessoas que estão lá no ‘fim da fila’, onde esses alimentos realmente fazem diferença”, comenta.
O primeiro Hortão Municipal da atual gestão foi criado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, em março de 2021, no Polo Industrial Albuíno Azeredo.
Produção dos hortões
Cebola cabeça 12 kg
Chuchu 10 kg
Quiabo - 1.521 kg
Jiló – 1.026 kg
Mandioca 42 kg
Mandioca - 937 kg
Abóbora - 527 kg
Inhame - 739 kg
Batata doce - 419 kg
Pepino - 108 kg
Cenoura - 237 kg
Pimentão - 87 kg
Beterraba - 516 kg
Berinjela - 37 kg
Mamão - 83 kg
Tomate 226 kg
Folhas e verduras
Alface – 238 cx
Brócolis - 9 cx
Cebolinha - 150 cx
Couve flor 25 cx
Almeirão - 59 cx
Taioba - 49 cx
Couve 153 cx
Salsa - 52 cx
Serralha 10 cx
Coentro - 16 cx
Mostarda - 19 cx
Sortidas - 24 cx
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000