O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), realiza nesta quinta-feira, 4, no plenário da Câmara Municipal, a partir das 18h30, a segunda audiência sobre a implantação do asfalto que liga Mantenópolis, passando pelo distrito de São José, Santa Luiza e Cachoeirinha do Itaúnas, até a ES-080/381 em Barra de São Francisco.
Em Mantenopólis, a audiência aconteceu no início da noite de ontem, em cima da Rodoviária, no Polo UAB.
Um dos mais antigos articuladores da obra, o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, está convidando toda a sociedade civil a participar da audiência pública de hoje na Câmara Municipal e levarem seus questionamentos.
“O momento de pedir informações é agora, essa obra é uma luta da sociedade regional de cerca de quatro décadas e foi autorizada recentemente pelo nosso governador Renato Casagrande", ressata o prefeito.
A realização das duas audiências atende ao pedido dos prefeitos dos dois municípios. Enivaldo disse que pela relação de amizade com o prefeito de Mantenópolis, Hermínio Hespanhol e pela diferença cultural e econômica, é importante fazer uma audiência em cada município.
As obras nos dois trechos atingem cerca de 53 quilômetros e preveem, ainda, um ramal até o limite entre Mantenópolis e Mantena (MG), divisa do Espírito Santo com Minas Gerais.
Segundo Tereza, a audiência pública é uma das ações do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para emitir a licença ambiental e deve ser realizada com custos pagos pela empreiteira vencedora da licitação, o mais rápido possível.
Tereza explica ainda que os moradores ao longo da rodovia estão convidados para as audiências, que terão apresentação do projeto, estudos de impactos socioambientais e impactos das obras nas comunidades.
“É uma oportunidade para as comunidades conhecerem e apresentarem sugestões ao projeto original”, observa Tereza.
ES-320
As obras no trecho da ES-320 entre Barra de São Francisco e Santa Luzia, serão executadas por um consórcio de empresas e o valor do investimento previsto é de R$ 122,03 milhões com prazo de execução das obras de 720 dias.
O trecho de Santa Luzia de Mantenópolis a Barra de São Francisco tem quase 29 quilômetros de extensão e vai receber pista simples com pavimentação TSD (Tratamento Superficial Duplo), acostamento, pontos de ônibus com abrigo para passageiros, além de uma nova sinalização horizontal e vertical.
Também serão implantadas sete interseções ao longo nos seguintes pontos: Acesso secundário à Mantena/MG; Acesso à Itauninhas; Acesso à Miracema-Mantena; Acesso ao Córrego Queira Deus; Acesso à Vila Verde; e Interseção com a ES-381 (1º e 2º acessos).
“Essa obra de ligação entre Mantenópolis e Barra de São Francisco nós dividimos em dois lotes e hoje temos a felicidade de dar a ordem de início nos dois trechos. O governador Renato Casagrande entende a importância de melhorar a qualidade de vida do homem do campo que precisa de conforto e facilidade para transportar seus produtos. É por isso que estamos fazendo o maior investimento em infraestrutura que já foi feito no Estado”, afirmou o diretor-presidente do DER-ES, Luiz César Maretto.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000