Programa Refeição Amiga chega para complementar alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade

26 de maio de 2022 às 09h46.

A Prefeitura de Barra de São Francisco inaugurou na noite desta quarta-feira, 25, mais um importante programa social voltado para a alimentação de pessoas socialmente vulneráveis. O Programa Refeição Amiga vem para suplementar a alimentação das famílias carentes e vai servir uma sopa feita com produtos do Hortão Municipal e outros adquiridos pelo município ou doados por empresas da cidade.

Com a implantação do programa, as famílias em situação de vulnerabilidade social e financeira passam a contar com duas refeições diárias, o almoço, no Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani e o jantar (Sopão) no Programa Refeição Amiga, de segunda a sexta-feira.

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, visivelmente emocionado, fez um discurso onde abordou a questão da miséria, da fome e da divisão da sociedade entre ricos e pobres.

“Muita gente fala: ‘Eu acredito em Deus’, mas quando vê um mendigo na sua porta, liga pra polícia para mandar retirar”.

A frase veio logo após um início de conversa com as pessoas presentes ao evento, onde ele relatou que uma senhora disse a um dos vereadores presentes que a obra – o Programa Refeição Amiga – não valia nada, que iria tratar das pessoas para elas ficarem à toa.

“Penso que Deus está em todos os lugares, sabe de todas as coisas. O mundo aderiu à questão material como sua principal base de sustentação e orgulho, mas quanto vale a solidariedade, a espiritualidade?”

“Muitas pessoas só pensam no dinheiro, na própria família, mas não deveria ser assim, porque ninguém é melhor do que ninguém. Todos somos iguais e todos vamos para o mesmo lugar, pode ser bilionário, pode ser o Bill Gates, que vai ter câncer, vai ficar doente e, mesmo se não adoecer, vai chegar uma hora em que vai morrer”, afirmou.

“Quando a administração toma a decisão de prestar um serviço como esse, não estamos fazendo favor nenhum. Isso aqui é uma mão estendida e a Prefeitura é obrigada a fazer isso, o prefeito não está fazendo vantagem nenhuma. Servir é obrigação e nós, prefeito e vereadores, somos pagos para fazer isso” analisa.

E continua: “Administração não é só asfalto, calçamento, festa, futebol. Comida é saúde, quando você cuida das pessoas, quando você alimenta as pessoas que precisam, você evita a pior doença, que é a fome. O pastor – pastor Gilnei, que fez uma oração iniciando a solenidade – disse que que nós temos a obrigação de ser justos, de ajudar ao próximo.”

Refeição Amiga e Apoio Alimentar

Enivaldo destacou que um dos pilares da sua administração é exatamente proteger a sociedade mais vulnerável. Ele lembrou que, nos momentos mais difíceis da pandemia, tomou a decisão de criar o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, na subida para o bairro Colina, em parceria com a Primeira Igreja Presbiteriana, que cedeu o imóvel para o serviço.

“Lá são servidas mais de 600 refeições por dia e já chegamos a servir mil refeições em um dia. Agora temos esse novo serviço que vai servir uma sopa, no final da tarde, para todos que procurarem o Programa Refeição Amiga. Com isso, vamos oferecer duas refeições diárias às pessoas carentes.”

O Programa Refeição Amiga será coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), mas terá apoio de todas as demais secretarias e é um serviço alimentar voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Será servido um sopão de segunda a sexta-feira, na rua Capitão Antônio Lopes Tatagiba (Rua da Feira Livre), no antigo Pit Stop Lanches.

A escolha do local se deu para complementar o serviço do Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, que fica na rua Gumercindo Farias, na subida para o bairro Colina, e serve refeições (almoço), também de segunda a sexta-feira, para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para o morador de rua, Manoel, que esteve no local para tomar um prato de sopa, o prefeito Enivaldo dos Anjos tem demonstrado que gosta e cuida das pessoas carentes. “Ele faz de tudo para ajudar, arranja até serviço pra nós, dá comida, é um prefeito que não olha só pros ricos”, elogiou.

A solenidade contou com a presença de todos os secretários municipais e a maioria dos vereadores, que também puderam se manifestar e foram unânimes em reconhecer o trabalho social como um dos pontos fortes da atual administração.

CONFIRA MAIS IMAGENS DO EVENTO