1ª Festa do Caminhoneiro e da Safra do Café é transferida para a área de festas no Polo Industrial

19 de maio de 2022 às 09h15.

A área de festa no Polo Industrial está sendo preparada pela Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (Semte), para abrigar a 1ª Festa do Caminhoneiro e da Safra de Café 2022, que acontecerá nos dias 17 a 19 de junho.

Antes prevista para ser realizada no estádio municipal Joaquim Alves de Souza, no Campo Novo, a festa foi transferida por causa dos jogos que estão previstos para o estádio a partir desse final de semana, com jogo da Copa Sesport e em seguida, o início da Copa Norte de Futebol Amador, na qual o Santos, o Terror do Norte defenderá o título conquistado em 2021.

A data do está mantida para os dias 17 a 19 de junho, com a presença do cantor Zé Felipe, que teve show adiado do final do ano passado em Barra de São Francisco, por causa de problemas de saúde, além do cantor Frank Aguiar e vários artistas regionais.

A festa será promovida pela Associação de Caminhoneiros de Barra de São Francisco, dirigida pelo caminhoneiro Everton Machado Stefanon, o Marmitão, que tem dois veículos, com apoio da Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

De acordo com Marmitão, os recursos arrecadados na festa serão usados para montar uma base, ou seja, um posto de estocagem e abastecimento próprio da categoria no município.

Um grupo de proprietários de caminhões de Barra de São Francisco decidiu fundar a associação para defender os direitos dos seus associados. “Nossa entidade foi fundada há apenas seis meses, mas já contamos com 42 associados e esperamos chegar a 100 rapidamente, uma vez que, a procura tem se tornado cada vez maior”, destaca Marmitão.

E para construir essa base, que irá receber o combustível adquirido diretamente das refinarias, a associação foi em busca do apoio do prefeito Enivaldo dos Anjos, que se comprometeu a contribuir para que a entidade consiga atingir seus objetivos.

Dos Anjos destaca que o setor de logística tem enorme força em Barra de São Francisco, ajuda a gerar renda e empregos e além de pagar impostos, contribui para o município obtenha mais retorno de ICMS, quando as empresas emitem notas fiscais na cidade, por isso, a Prefeitura está patrocinado um evento da categoria no mês de junho.

“Agradecemos ao prefeito Enivaldo dos Anjos, pelo apoio e, temos certeza que, a partir da instalação dessa base, o município terá ainda mais retorno da categoria, na geração de emprego e renda”, finalizou Marmitão.

Safra do café

O município de Barra de São Francisco possui mais de 90 mil hectares de extensão, sendo 5 mil hectares destinados à cafeicultura de conilon.

Apesar de apresentar bons índices pluviométricos, locais adequados para a construção de barragens e outras características, muitos cafeicultores do município não aplicam as tecnologias disponíveis, desenvolvidas ou recomendadas pelo Incaper.

A produção chegou a 11.813 toneladas no município em 2020, sendo 11.790 toneladas de café conilon e 23 toneladas de café arábica.