O médico cirurgião Helio Emerich Neto, foi apresentado nesta quarta-feira, 18, pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves e o chefe do RH do Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), Vinicius Pimenta, representando o diretor geral, Edvânio Mendes, o Vaninho, como o mais novo contratado para prestar serviços médicos e cirúrgicos na região noroeste.
Hélio Emerich Neto, que é natural de Itabirinha (MG) e filho do ortopedista Gil Emerich, um dos mais renomados da região, atende atualmente no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, na área de cirurgia de pescoço e cabeça e, a partir de agora, passará a atender também a região noroeste com consultas, exames, pequenos e grandes procedimentos cirúrgicos na sua especialidade.
O prefeito Enivaldo dos Anjos convocou toda a sua equipe de secretários e convidou os vereadores para prestigiaram a assinatura do convênio por considerar o momento "muito importante " para Barra de São Francisco e região.
"Só em Barra de São Francisco temos de 30 a 40 pessoas necessitando com urgência de alguma atenção médica na área. O Dr. Hélio é filho do mantenense Dr. GIL Emerich, que domina a área de ortopedia no Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus", destacou.
"Essa parceria ajudar a minorar o sofrimento das pessoas e vamos torcer para que ele (Hélio Emerich Neto) se case por aqui, para ficar em Barra de São Francisco de vez" brincou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Elcimar, por sua vez, destacou que a parceria com o HDAMF, permitirá que o médico tenha toda a estrutura para realizar consultas e até cirurgias complexas.
"Quando o paciente tem problema nessa área a gente tem que lançar no sistema e esperar de seis meses a um ano, ou mais, para conseguir marcar a cirurgia, por isso, a vinda do cirurgião é tão importante para nós", ressalta o secretário.
O cirurgião agradeceu ao prefeito, ao secretário e ao HDAMF, pela oportunidade e disse que deseja começar a trabalhar rapidamente.
"Vamos marcar uma reunião com os médicos e enfermeiros da atenção primária, criar protocolos de encaminhamento e orientar. Espero que na semana que vem já possamos fazer os primeiros procedimentos. Se tudo correr bem, vamos realizar a primeira grande cirurgia já no próximo final de semana depois desse", assegurou.
O representando HDAMF, Gilberto Pimenta, garantiu que já está tudo pronto para o início dos serviços e que já o hospital já tem programado consultório, centro cirúrgico e equipe de profissionais de apoio, como anestesista e outros para que o serviço comece a ser prestado no próximo final de semana.
“Temos observado um crescimento avançado nas lesões da tireoide e a região noroeste tem pessoas com cirurgias marcadas há mais de um ano. Com essa parceria, vamos conseguir reduzir essa demanda reprimida, evitando também que as pessoas tenham que se deslocar para muito distante do seu domicílio para os serviços”, esclarece o cirurgião.
Helio Emerich Neto acrescenta que, para além das cirurgias e consultas eletivas na sua área de atuação, pretende atuar também na orientação de médicos da região que atuam na atenção primária e promover palestras de informação sobre o avanço da medicina no tratamento das patologias relacionadas à cabeça e pescoço.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Ademar Antônio Vieira, o Lemão Vitorino, falando em nome da Câmara Municipal - todos tiveram oportunidade de se expressar - elogiou mais uma vez a iniciativa do prefeito Enivaldo dos Anjos em trazer uma especialidade médica que vai ajudar muito a comunidade local, pois existem muitas pessoas sofrendo por causa da demora na resolução dos problemas de saúde nesse setor.
"Parabenizamos o prefeito Enivaldo dos Anjos e também a direção do hospital pela disponibilidade. Damos as boas vindas ao Dr. Hélio e temos certeza que a saúde de Barra de São Francisco e região terá muito a ganhar."
Parceria Med.Álise
O prefeito Enivaldo dos Anjos também salientou que, num futuro bem próximo, o médico Hélio Emerich Neto poderá, inclusive, ter um consultório nas dependências da clínica Med.Álise, que será inaugurada dentro de 60 dias, aproximadamente, para atender as demandas na sua área e ajudar a minorar as dificuldades das pessoas que ainda precisam se deslocar até Colatina ou Vitória até para consultas e procedimentos simples na área de cabeça e pescoço.
O especialista será conduzido pelo secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, para conhecer a clínica Med.Álise, onde, mais tarde, poderá ter o consultório par atender toda a demanda da região.
Importância do cirurgião de cabeça e pescoço
A medicina considera câncer de cabeça e pescoço o diagnóstico da doença na boca, lábios, cavidade oral, laringe, faringe, garganta e tireoide. Na maior parte dos casos, o tratamento é complexo e de alto custo, envolvendo diferentes profissionais da área da saúde, como médicos, cirurgiões, dentistas, fonoaudiólogos, entre outros. Cigarro e bebida alcoólica são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças desse tipo.
O médico qualificado para prestar o serviço nessa área é o cirurgião de cabeça e pescoço. Ele é formado para identificar sintomas ou alterações na região da cabeça e pescoço e promover o tratamento correto.
O cirurgião de cabeça e pescoço trata de doenças – principalmente tumores benignos e malignos.
Na rotina de cirurgias, as que mais comumente são realizadas pelo cirurgião de cabeça e pescoço são as tireoidectomias, traqueostomias, remoção de tumores de boca e laringe e, também, cirurgias de glândulas salivares.
A especialidade não abrange as doenças do cérebro e outras regiões do sistema nervoso central – essas áreas são cuidadas e operadas por neurocirurgiões.
Quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço
– Ao notar caroços (grandes ou pequenos, redondos ou irregulares, fixos ou móveis) na região da cabeça e pescoço;
– Ao identificar feridas que não cicatrizam na pele (região da cabeça e pescoço) ou boca;
– Ao sentir dor persistente ao engolir;
– Ao apresentar engasgos sem causa aparente;
– Ao apresentar rouquidão persistente por mais de 15 dias;
– Ao apresentar alteração no olfato ou paladar.
Se você identificou algum dos sintomas citados acima, é muito importante que agende a sua consulta com um cirurgião de cabeça e pescoço da sua preferência. É sempre importante lembrar que, no caso de um possível câncer, quanto antes o tratamento é iniciado, maiores são as chances de cura.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000