Hortão do Ifes em parceria com a Prefeitura de Barra de São Francisco está virando referência para a rede Ifes

07 de abril de 2022 às 12h15.

A felicidade, a alegria estampada no rosto dos alunos do segundo ano da primeira turma de Técnica em Agricultura do campus do Ifes de Barra de São Francisco, ao visitar – e falar – do projeto do Hortão implantado no campus do Valão Fundo, em parceria com a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), é contagiante. (Veja galeria de fotos no final do texto)

Os sorrisos, as brincadeiras, a união dos estudantes, chama a atenção da nossa reportagem. “O projeto fortaleceu o vínculo entre os alunos, estão todos muito mais unidos, felizes e conscientes de que, além de aprender, estão fazendo algo importante para a sociedade”, analisa o engenheiro agrônomo Gabriel Guimarães, coordenador do curso e também do projeto do Hortão Municipal, pelo Ifes.

O diretor geral do Ifes, Leonardo Siqueira (na frente da foto), por sua vez, salienta que a ideia do hortão em parceria com a Prefeitura vinha sendo planejada desde o final do ano passado e agradece ao prefeito Enivaldo dos Anjos por ter abraçado a parceria.

O sucesso do projeto é tanto que o diretor geral do Ifes disse que outros campi já estão fazendo contato para conhecer o hortão e importar a ideia. “Já temos outros campi interessados na ideia, que une pedagogia e responsabilidade social”, informa.

”A Prefeitura entra com a mão de obra, o Ifes entra com o terreno e as duas partes entram com os insumos e a manutenção dos equipamentos. O prefeito Enivaldo dos Anjos é um visionário e tem feito um trabalho fantástico na área social. Para nós é muito boa essa parceria, que traz avanços na pedagogia, já que os alunos podem praticar o que aprendem na sala de aula e também adquirem noções de serviço social, já que todos os alimentos produzidos aqui vão para famílias carentes do município e projetos sociais”, analisa Siqueira.

Esta semana a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei, já sancionado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, que permite ao município oficializar a parceria com o Ifes.

Por outro lado, o diretor da instituição, Leonardo Siqueira, salienta que o termo de cooperação técnica também já foi aprovado e será apresentado em uma solenidade onde o Ifes receberá também um trator, fruto de emenda do deputado Amaro Neto e contrapartida da Prefeitura, para utilização no projeto.

O subsecretário municipal de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, destaca que o projeto tem demonstrado para todos os alunos do curso de Técnica em Agricultura do Ifes a importância de plantar e produzir e, mais do que isso, de ajudar a quem precisa.

“Queremos levar a turma do Ifes para a distribuição de legumes e verduras em bairros carentes do município e também nos projetos, para que eles vejam com os próprios olhos, o benefício que estão produzindo para as pessoas que estão lá no ‘fim da fila’, onde esses alimentos realmente fazem diferença”, comenta.

A estudante Manuela Soares Machado, moradora do distrito de Governador Lindenberg (Rio Preto), avalisa. “Nós aprendemos muito aqui, a plantar, a cuidar, tem coisa que já era pra gente saber, como semear o milho, mas ainda estamos apredendo”, comenta ela diante de uma semeadura de milho que teve alguns percalços.

Outro estudante do segundo ano do curso Técnico em Agricultura, Marcos Pastore, destaca que todo mundo está sendo beneficiado. “A gente aprende a plantar e cuidar, praticando, enquanto os alimentos produzidos vão ajudar pessoas que necessitam”, resume.

“Estamos aprendendo várias coisas, teoria e prática, mas o melhor é que a gente ajuda outras pessoas, que vão receber os alimentos que nós produzimos”, observa a estudante Letícia Satlher.

Na prática, o projeto começou a ser implantado em fevereiro deste ano, quando uma equipe, chefiada pelo subsecretário de Agricultura, Carlim da Dengue, esteve no campus do Ifes, com seis servidores municipais preparando o terreno para o início do plantio. 

“Vamos produzir uns dez mil quilos de inhame, mais dez mil quilos de mandioca, cinco mil quilos de abóbora, além de outros legumes e verduras, que serão todos voltados para o abastecimento dos projetos sociais e população carente do município. E ainda vamos continuar com o hortão no polo industrial, onde manteremos uma equipe de quatro pessoas, além dos moradores em situação de rua que quiserem trabalhar no local”, descreve Carlim. 

“É um projeto muito bom, mais uma ideia do nosso prefeito Enivaldo dos Anjos que está sempre buscando meios de ajudar a população carente e firmar parcerias para ajudar o município a fazer frente aos desafios administrativos”, elogia. 

No local, também poderão ser cultivadas plantas medicinais, como já acontece no polo industrial, que, inclusive, distribui mudas para a população.

Hortão 

O Hortão Municipal foi criado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), em janeiro de 2021, e até o dia 31 de dezembro de 2021, mais de 1.100 caixas já foram entregues para o Centro de Apoio Alimentar, algumas escolas municipais, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina, APAE, entre outros. Tudo isso de graça. Este total de 1.101 caixas se refere aos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021. 

No caso do Centro de Apoio Alimentar cerca de 800 a 1000 pessoas se alimentam de segunda a sexta feira. A distribuição de verduras e legumes tem sido uma das ações de maior impacto social da gestão do prefeito Enivaldo dos Anjos. 

Os alimentos entregues as famílias carentes são cenoura, quiabo, jiló, beterraba, alface, cebolinha verde, berinjela, salsinha, coentro, couve, repolho, couve flor, batata doce, e outros temperos verdes. 

O fornecimento de verduras e legumes para as famílias carentes, tem por finalidade, melhorar a segurança nutricional das crianças e dos adultos em situação de vulnerabilidade alimentar.  

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.