Centro de apoio alimentar e Abrigo Joias de Cristo receberam nova remessa de produtos do hortão

17 de março de 2022 às 14h30.

O Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani e o Abrigo Joias de Cristo receberam três caixas de almeirão, oito quilos de quiabo, três quilos de jiló, 50 quilos inhame e duas caixas de cebolinha, na quarta-feira, dia 16, produzidos no Hortão da Prefeitura no Polo Industrial. Legumes e verduras fresquinhos e sem agrotóxicos.

O Hortão Municipal, com 2.660 metros quadrados, foi criado pela Prefeitura de Barra de São Francisco em janeiro de 2021 e de maio a dezembro 1.101 caixas de verduras e legumes foram entregues para o Centro de Apoio Alimentar, algumas escolas municipais, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina, APAE.

Os alimentos distribuídos entre as famílias carentes são cenoura, quiabo, jiló, beterraba, alface, cebolinha verde, berinjela, salsinha, coentro, couve, repolho, couve flor, batata doce, e outros temperos verdes, e tem por finalidade, melhorar a segurança nutricional das crianças e dos adultos em situação de vulnerabilidade alimentar.

HORTÃO NO IFES

A Prefeitura de Barra de São Francisco firmou uma parceria com o campus do Ifes em Barra de São Francisco para a implantação de um novo hortão municipal. Objetivo é o aumento na produção de  legumes e verduras para abastecer os projetos sociais e a população carente do município. Dois terrenos do Ifes foram ocupados para a implantação da nova horta, que servirá também, para os alunos do curso Técnico em Agricultura do Ifes receberem aulas.

O Ifes cedeu o espaço físico, bombas de irrigação, técnico agrícola e uma casa de apoio, e a prefeitura disponibilizou, de início, seis funcionários.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura iniciou o preparo do terreno dia 16 de fevereiro. Jaá teve início o plantio de legumes e verduras. A meta é produzir dez mil quilos, de inhame, mais dez mil quilos de mandioca, cinco mil quilos de abóbora, além de outros legumes e verduras, que serão todos voltados para o abastecimento dos projetos sociais e população carente do município.