Prefeitura de Barra de São Francisco implanta segundo hortão

15 de março de 2022 às 10h35.

No sábado, dia 12, o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, esteve no Ifes em visita técnica ao local onde está sendo implantado pela Prefeitura um novo hortão, em parceria com o Ifes francisquense. O prefeito foi recebido pelo diretor do Ifes, Leonardo de Miranda Siqueira, e o vereador Emerson Lima. O subsecretário de Agricultura, Carlos Rubens, informou que o plantio de legumes e verduras no hortão do Ifes já teve início.

A parceria entre a Prefeitura e o Ifes foi firmada entre o prefeito Enivaldo dos Anjos e o diretor geral do Campus do Ifes em Barra de São Francisco, Leonardo de Miranda Siqueira. Pela parceria, o Ifes cedeu o espaço físico, bombas de irrigação, técnico agrícola e uma casa de apoio, e a prefeitura, de início, seis funcionários. O hortão também servirá para os alunos do curso Técnico em Agricultura do Ifes receberem aulas.

Na quarta-feira,16, uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura iniciou o preparo do terreno para o início do plantio. Para acelerar a limpeza a Prefeitura enviou uma máquina pesada.

No hortão do Ifes, a previsão é colher dez mil quilos de inhame, dez mil quilos de mandioca, cinco mil quilos de abóbora, legumes e verduras, voltados para o abastecimento dos projetos sociais e população carente do município de Barra de São Francisco.

Hortão do Polo Industrial

Foram colhidos 1.100 caixas de verduras e legumes fresquinhos e sem agrotóxico no Hortão Municipal do Polo Industrial de janeiro a dezembro de 2021, distribuídos gratuitamente à população dos bairros mais carentes da cidade, além de abastecer os projetos sociais do município, como o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, APAE, escolas municipais. Foram distribuídos cenoura, quiabo, jiló, beterraba, alface, cebolinha verde, berinjela, salsinha, coentro, couve, repolho, couve flor, batata doce, e outros temperos verdes. Esse hortão conta com uma equipe de quatro funcionários municipais, além de moradores em situação de rua que queiram trabalhar no local.

No caso do Centro de Apoio Alimentar cerca de 800 a 1000 pessoas se alimentam de segunda a sexta feira. A distribuição de verduras e legumes tem sido uma das ações de maior impacto social da atual gestão municipal.