Se, nos supermercados, mercadinhos e até na feira livre, as verduras e legumes estão a cada dia mais caros, a população mais carente de Barra de São Francisco não tem do que reclamar. Desde o ano passado, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), vem produzindo milhares de caixas de verduras e legumes, que são distribuídos gratuitamente à população dos bairros mais carentes da cidade, além de abastecer os projetos sociais do município, como o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, e outros.
Agora, o prefeito Enivaldo dos Anjos, em conversa com o diretor geral do campus do Ifes em Barra de São Francisco, Leonardo de Miranda Siqueira, firmou uma parceria para a produção de mais legumes e verduras para abastecer os projetos sociais e a população carente do município.
Fizemos contato com o diretor do Ifes, Leonardo Siqueira, que informou que o termo de cooperação técnica entre a entidade e o município será assinado na próxima sexta-feira, 18, com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag).
Mas, na prática, o projeto começou a ser implantado no mês passado, quando uma equipe, chefiada pelo subsecretário de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, esteve no campus do Ifes, com seis servidores municipais preparando o terreno para o início do plantio.
“Vamos produzir uns dez mil quilos, de inhame, mais dez mil quilos de mandioca, cinco mil quilos de abóbora, além de outros legumes e verduras, que serão todos voltados para o abastecimento dos projetos sociais e população carente do município. E ainda vamos continuar com o hortão no polo industrial, onde manteremos uma equipe de quatro pessoas, além dos moradores em situação de rua que quiserem trabalhar no local”, descreve Carlim.
Ainda segundo o subsecretário de Agricultura, o local servirá para os alunos do curso Técnico em Agricultura do Ifes receberem aulas.
“É um projeto muito bom, mais uma ideia do nosso prefeito Enivaldo dos Anjos que está sempre buscando meios de ajudar a população carente e firmar parcerias para ajudar o município a fazer frente aos desafios administrativos”, elogia.
No local, também poderão ser cultivadas plantas medicinais, como já acontece no polo industrial, que, inclusive, distribui mudas para a população.
Verduras e legumes fresquinhos e sem agrotóxicos produzidos no Hortão Municipal da prefeitura de Barra de São Francisco, no Polo Industrial, fez a diferença na mesa das famílias carentes no de 2021.
Toda a produção diária de verduras e legumes atendem as famílias carentes de bairros, distritos, escolas, APAE e o Centro de Apoio Alimentar.
Hortão
O Hortão Municipal foi criado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), em janeiro de 2021, e até o dia 31 de dezembro de 2021, mais de 1.100 caixas já foram entregues para o Centro de Apoio Alimentar, algumas escolas municipais, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina, APAE, entre outros. Tudo isso de graça. Este total de 1.101 caixas se refere aos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021.
No caso do Centro de Apoio Alimentar cerca de 800 a 1000 pessoas se alimentam de segunda a sexta feira. A distribuição de verduras e legumes tem sido uma das ações de maior impacto social da gestão do prefeito Enivaldo dos Anjos.
Os alimentos entregues as famílias carentes são cenoura, quiabo, jiló, beterraba, alface, cebolinha verde, berinjela, salsinha, coentro, couve, repolho, couve flor, batata doce, e outros temperos verdes.
O fornecimento de verduras e legumes para as famílias carentes, tem por finalidade, melhorar a segurança nutricional das crianças e dos adultos em situação de vulnerabilidade alimentar.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000