SIM garante qualidade de carnes e outros alimentos consumidos pela população de Barra de São Francisco

10 de março de 2022 às 15h08.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) tem sido um importante aliado da saúde da população francisquense, quando se trata do consumo de carnes in natura e embutidos, derivados do leite e outros alimentos processados.

O SIM, ligado à Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), é composto por uma médica e um médico veterinário, além de dois colaboradores, que inspecionam diariamente as carcaças de animais abatidos no Frigorífico Frigobarra Ltda, instalado no Polo Industrial e que processa boa parte das carnes vendidas em açougues, supermercados, mercearias e outros estabelecimentos de Barra de São Francisco.

Vale lembrar que o SIM é responsável apenas pelos produtos processados e industrializados no município. Já as carnes e outros produtos processados provenientes de outros municípios e Estados, devem vir com selo de inspeção de origem e cabe à Vigilância Sanitária (VS) verificar suas condições de salubridade.

Atualmente, além do frigorífico, seis agroindústrias são certificadas pelo SIM e possuem o selo de qualidade necessário para garantir a higiene dos produtos.

Existem diversas doenças que podem ser transmitidas através dos alimentos, como: tuberculose, brucelose, cisticercose, teníase, listeriose, toxoplasmose, botulismo, salmoneloses e outros surtos diarreicos, tanto em carnes in natura como em alimentos processados.

“Essas doenças podem se manifestar através de uma simples indisposição ou de sintomas mais graves, como diarreia, vômito, febre e outros que exijam tratamentos específicos. Em alguns casos, podem levar a morte ou gerar sequelas permanentes”, explica a médica veterinária Anne Veiga.

Ela salienta que passam pela inspeção e fiscalização também os estabelecimentos que produzam alimentos de origem animal - carne e seus derivados de bovinos, suínos e aves (linguiça, torresmo, salaminho); pescado e seus derivados (filé de peixe, camarão); leite e seus derivados (queijo, iogurte. doce de leite); ovos e seus derivados; mel e seus derivados (própolis, geleia real).

Anne ressalta a importância deste serviço para a população. “Gostaria de reforçar que a inspeção de produtos de origem animal é de extrema importância para a saúde pública. É ela que assegura que aquele alimento que está sendo consumido não ofereça nenhum risco à saúde da população, e que foi obtido seguindo todas as normas de higiene, garantindo a saúde e o bem-estar de toda a população que consome produtos inspecionados e fiscalizados e que possuam selo ou de algum tipo de inspeção”, observa.

Além de prestar o serviço de inspeção com a aplicação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) a veterinária e equipe também prestam serviços veterinários a pecuaristas, quando solicitados à Secretaria Municipal de Agricultura. “Nossa equipe costuma ser solicitada por pecuaristas, principalmente em pequenas propriedades, para verificar as condições de sanidade de alguns animais, ver se eles podem ou precisam receber algum tipo de medicamento, verificar se podem ser abatidos para consumo quando apresentam problemas sanitários ou mesmo quando sofrem algum tipo de acidente”, explica o secretário Vander Onofre.

Função do SIM

É de competência do SIM a inspeção e fiscalização da produção ou manipulação dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no Município. O SIM foi instituído através da Lei Municipal de n°33/2000.

A Inspeção Municipal funciona todos os dias no Frigorifico Frigobarra Ltda, que abate os animais comercializados nos açougues do município de Barra de São Francisco. O trabalho inicia normalmente às 7h, com a inspeção das documentações e avaliação física dos animais que serão abatidos naquele dia.

Após o abate, as carcaças dos animais passam por diversas etapas até poderem se tornar adequadas para consumo. A veterinária avalia toda a carcaça e também as vísceras dos animais em busca de qualquer anormalidade que possa fazer com que a mesma seja caracterizada como imprópria para consumo, sendo, nesses casos, condenada. Ao fim da inspeção, essa carcaça liberada é carimbada com o Selo de Inspeção Municipal e encaminhada para as câmaras frias, onde ficarão até serem enviadas aos açougues.

O objetivo da inspeção é assegurar que os produtos de origem animal possuam qualidade sanitária, e que estes sejam procedentes de propriedades e estabelecimentos que cumpram todas as legislações referentes às boas práticas de fabricação e, consequentemente, não venham a apresentar nenhum risco à saúde da população. A inspeção garante que o produto que é colocado na mesa da população atenda às normas de qualidade e de higiene, desde a obtenção até o produto final.

Se você fabrica algum produto de origem animal no município de Barra de São Francisco-ES e eles estão sem o selo de inspeção - você deve regularizar sua situação perante o serviço de inspeção.

Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Equipe: Anne Veiga e João Henrique Fanti (médicos veterinários), Marcos Blunck e Próvido José de Paula (colaboradores).

Endereço: Secretaria Municipal de Agricultura. Rua Sebastião Lopes da Costa, 128, Vila Landinha, Barra de São Francisco-ES (Telefone 3756-7274).