Implantação do novo hortão no Ifes em ritmo acelerado

18 de fevereiro de 2022 às 12h50.

A Prefeitura de Barra de São Francisco destinou uma máquina para acelerar a limpeza das duas áreas do Ifes onde será implantado um novo hortão, em parceria entre Prefeitura e Instituto Federal do Espírito Santo. A parceria foi firmada entre o prefeito Enivaldo dos Anjos e o diretor geral do Campus do Ifes em Barra de São Francisco, Leonardo de Miranda Siqueira. Desde o dia 16, funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura estão no local preparando o terreno para o início do plantio.

No novo hortão, a previsão é colher dez mil quilos de inhame, dez mil quilos de mandioca, cinco mil quilos de abóbora, legumes e verduras, voltados para o abastecimento dos projetos sociais e população carente do município de Barra de São Francisco. O hortão do Polo Industrial continua em atividade com uma equipe de quatro pessoas, além de moradores em situação de rua que quiserem trabalhar no local.

O Hortão Municipal do Polo Industrial, de janeiro a dezembro de 2021, produziu 1.100 caixas de verduras e legumes fresquinhos e sem agrotóxicos, distribuídos gratuitamente à população dos bairros mais carentes da cidade, além de abastecer os projetos sociais do município, como o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, APAE, escolas municipais. Foram distribuidos cenoura, quiabo, jiló, beterraba, alface, cebolinha verde, berinjela, salsinha, coentro, couve, repolho, couve flor, batata doce, e outros temperos verdes.