A Prefeitura de Barra de São Francisco firmou uma parceria com o campus do Ifes em Barra de São Francisco para a implantação de um novo hortão municipal. Objetivo é o aumento na produção de legumes e verduras para abastecer os projetos sociais e a população carente do município. Serão usados dois terrenos do Ifes para a implantação da nova horta e servirá para os alunos do curso Técnico em Agricultura do Ifes receberem aulas.
Pela parceria, o Ifes cedeu o espaço físico, bombas de irrigação, técnico agrícola e uma casa de apoio, e a prefeitura fornecerá, de início, seis funcionários.
Na quarta-feira,16, uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura iniciou o preparo do terreno para o início do plantio. A meta é produzir dez mil quilos, de inhame, mais dez mil quilos de mandioca, cinco mil quilos de abóbora, além de outros legumes e verduras, que serão todos voltados para o abastecimento dos projetos sociais e população carente do município. O Hortão Municipal no Polo Industrial continua ativo com uma equipe de quatro pessoas, além dos moradores em situação de rua que quiserem trabalhar no local.
Verduras e legumes fresquinhos e sem agrotóxicos produzidos no Hortão Municipal da prefeitura de Barra de São Francisco, no Polo Industrial, fez a diferença na mesa das famílias carentes no ano de 2021. Toda a produção diária de verduras e legumes atendem as famílias carentes de bairros, distritos, escolas, APAE e o Centro de Apoio Alimentar.
Hortão
O Hortão Municipal foi criado pela Prefeitura, em janeiro de 2021, e até o dia 31 de dezembro de 2021, mais de 1.101 caixas já foram entregues para o Centro de Apoio Alimentar, algumas escolas municipais, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina, APAE, entre outros. Tudo isso de graça. Este total de 1.101 caixas se refere aos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021.
No caso do Centro de Apoio Alimentar cerca de 800 a 1000 pessoas se alimentam de segunda a sexta feira. A distribuição de verduras e legumes tem sido uma das ações de maior impacto social da atual gestão municipal.
Os alimentos entregues as famílias carentes são cenoura, quiabo, jiló, beterraba, alface, cebolinha verde, berinjela, salsinha, coentro, couve, repolho, couve flor, batata doce, e outros temperos verdes, e tem por finalidade, melhorar a segurança nutricional das crianças e dos adultos em situação de vulnerabilidade alimentar.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000