Em audiência pública na manhã desta segunda-feira, 31, na Câmara Municipal, ficou decidido que a volta às aulas na rede municipal de ensino, em Barra de São Francisco, no formato presencial, foi adiada para o dia 24 de fevereiro, uma quarta-feira. O plenário da Câmara Municipal esteve lotado de pais e mães de alunos, além de professores e diretores de escolas.
Entre os diretores de escolas, a decisão foi pela volta imediata, no dia 3, próxima quinta-feira, mesma data do retorno da rede estadual. Dos 18 diretores que votaram, 11 (61,1%) optaram por voltar imediatamente, enquanto outros sete (38,9%) decidiram pelo adiamento.
Já entre os professores e pais de alunos, a votação foi mais apertada, mas venceram os que querem o adiamento. De 150 pessoas que votaram, 88 decidiram pelo adiamento e outras 62 queriam o retorno imediato.
A secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, e o secretário municipal de Saúde, Elcimar Alves de Souza, logo após a audiência, disseram que, apesar da votação apertada, a decisão da maioria dos pais de alunos e professores tem que ser respeitada.
“Como a maioria voltou pelo adiamento, conversamos com o prefeito Enivaldo dos Anjos e decidimos por adiar o retorno para o dia 24 de fevereiro. Nesse período, acreditamos que o pico da pandemia da Ômicron já terá passado e poderemos observar o comportamento da nova variante vinda da África e anunciada recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso teremos tempo também para vacinar mais crianças”, destaca o secretário Elcimar.
A secretária Delma Ker observou que esse intervalo permitirá melhor adequação de algumas escolas municipais, que ainda precisam de obras para melhor ventilação e espaçamento. Acreditamos que é a decisão mais sensata no momento. A partir da nova data, já teremos planejado novamente o calendário escolar junto aos gestores e poderemos cumprir com tranquilidade todas as normas de higiene e segurança dos alunos, professores e demais profissionais que trabalham nas escolas”, observa ela.
A Prefeitura de Barra de São Francisco decidiu colocar o retorno às aulas em votação pública, pois o momento é difícil, o País, o Estado e o Município estão passando por um grande aumento de testagens positivas para a Covid. Não só em Barra de São Francisco, mas, em todo o Estado e no País.
A administração municipal buscou uma solução para proteger a saúde dos estudantes, diretores, professores e demais operadores da educação. A administração municipal não interferiu na opinião de ninguém, respeitou o voto da maioria, e adiou o início do ano letivo para o dia 24 de fevereiro.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000