O Hortão Municipal recentemente criado pela atual administração é uma das principais fontes de abastecimento ao Centro de Apoio Alimentar, que foi recentemente criado com objectivo de proporcionar segurança alimentar às famílias durante o período crítico que se instalou em nosso município de forma pandemica em virtude da covi-19.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura responsavél pela administração do Hortão Municipal, diariamente estão sendo colhidas verduras, hortaliças e legumes. Os primeiros alimentos a serem produzidos são cenoura, quiabo, jiló, beterraba, couve, alface, repolho, coentro, cebolinha, salsa e outros temperos verdes.
Implantado na segunda quinzena de janeiro, o hortão municipal ocupa uma área de 2.660 metros quadrados, e está localizada no Pólo Industrial. Toda produção esta sendo destinada ao Centro de Apoio Alimentar, que todos os dias fornece refeições (marmitex), para as pessoas carentes.
Um grande diferencial do Hortão Municipal de Barra de São Francisco é que maneira técnica de plantar e cuidar não poluem a terra e a água, não contaminam as plantas, nem os plantadores e consumidores.
“Toda a nossa produção será sem defensivos químicos e só usaremos adubos orgânicos. Queremos qualidade com saúde”, afirmou o secretário municipal de Agricultura Arilson Profirio.
Como qualidade não se desperdiça, o Secretário vai além! Passadas as contingências do covid 19, com aulas presenciais, já haverá projeto a apresentar à Secretaria de Educação para sortear escolas que desejarem levar os alunos para visitar e ver na prática como se cultiva respeitando as boas formas de cultivo, sem agrotóxicos e com foco na sustentabilidade ambiental. Produzir e ensinar como se faz! Educação em sentido amplo. Parabéns Secretário!
Texto: Ricardo Madureira
Fotos: Reginaldo Monteiro
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000