Trabalhos são intensificados pela Gestão Municipal de Barra de São Francisco em virtude das fortes chuvas que caem no município

03 de novembro de 2021 às 00h00.

Na madrugada dessa segunda (1º de novembro), uma encosta desmoronou na Avenida Jones dos Santos Neves, no bairro Irmãos Fernandes, e logo que amanheceu, a Secretaria de Transportes e Estradas (SEMTE), Defesa Civil e Secretaria de Serviços e Limpeza Pública atuaram em conjunto para remover a terra da pista. Para garantir a segurança da população, a Defesa Civil isolou uma escadaria que há no local, e após realizar vistoria, fez a liberação da mesma, que não corre risco de desabar.

No interior do município, estradas estão sendo desobstruídas e pontes avaliadas e reparadas pelas equipes de trabalho. É que o grande volume de água abriu buracos nas vicinais, provocou deslizamentos de encostas, arrastou galhos e danificou a cabeceira de pontes. Um dos deslizamentos, registrado em Rio do Campo, atingiu uma casa -, ninguém ficou ferido.

Entre Barra de São Francisco e Ecoporanga, a queda de uma árvore com barreira, no início da noite dessa terça (2 de novembro) - feriado de finados, bloqueou o Km 94 da ES-320, e apenas carros de passeio conseguiam trafegar pelo local. A Defesa Civil atendeu a ocorrência, e com o auxílio de uma retroescavadeira do município liberou totalmente o trânsito.

Nesta quarta (3 de novembro), a equipe da Secretaria de Serviços e Limpeza Pública atua na área urbana do município lavando ruas e removendo lama, uma vez que ainda chove de forma menos intensa na cidade.

O prefeito Enivaldo pediu maior compreensão ao secretariado e demais servidores, para não deixar a população desassistida, e pediu a colaboração dos francisquenses.

“População, por causa do excesso de chuva, muitas de nossas estradas rurais estão intransitáveis, por isso, estamos deslocando servidores e maquinários para fazer voltar à normalidade nessas áreas. Contamos com a colaboração de todos”, falou o prefeito.

A Defesa Civil informou que foi registrado o acumulado de 180 a 200 milímetros de chuva na região de Barra de São Francisco entre o último dia do mês de outubro (sábado (30) e domingo (1º de novembro). A Defesa Civil continua atuando em campo, e na medida em que as informações forem chegando, atualizaremos o conteúdo dessa publicação.